Teoria do delito
Por: mfilhooo • 5/5/2015 • Resenha • 651 Palavras (3 Páginas) • 659 Visualizações
Teoria do delito
Classificação das infrações
Crime(delito)
Contravenção penal (Lei das contravenções penais – conduta ilícita. Ex: Jogo do bicho, agiotagem, Lei 9-99/95 Jecrim)
Conduta humana
-comissiva: ação. Ex: homicídio.
-omissiva: omissão, “deixa de praticar uma ação imposta pela lei penal”. Ex: crime de omissão de socorro -> art. 135 do CP
Conceito de crime: ação ou omissão humana proibida por um tipo penal (norma penal incriminadora) e contrária ao direito, ameaçada por uma sanção (privativa de liberdade).
Conceito analítico/ estratificado: conduta humana típica, antijurídica e culpável (consciência da ilicitude dos atos e exigibilidade de agir diferente 'caso de alguém que é forçado/ameaçado a cometer o crime').
→ Conceituação tripartida ( 3 elementos que caracterizam o crime: conduta humana típica, antijurídica e culpável)
*Outras teroias:
a) fato típico e antijurídico, sendo a culpabilidade um pressuposto para a aplicação da pena (Mirabete, Damásio, Capez, etc.)
b) fato típico e culpável, estando a antijuridicidade ínsita ao próprio tipo penal ( Miguel Reale Jr.)
c) fato típico, antijurídico e punível, constituindo a culpabilidade a parte que liga o crime à pena (Luiz Flávio Gomes)
→ Todos os pensamentos resume-se à conduta humana, para ser criminoso, há de corresponder objetivamente e subjetivamente à conduta descrita pela lei (tipicidade), contrariando a ordem jurídica (antijuricidade) e incorrendo seu autor no juízo de censura ou reprovação social (culpabilidade).
1) conduta humana dolosa ou culposa Obs: culpa: imprudência, negligência e imperícia
-teorias:
*Teoria da causalidade (a conduta humana é qualquer movimento corpório capaz de mudar o mundo exterior);
*Teoria finalista ( qualquer muvimento corpório capaz de mudar o mundo exterior mais a finalidade da conduta 'dolo ou culpa');
*Teoria social ( a conduta humana é qualquer movimento corpório capaz de mudar o mundo exterior mais a finalidade da conduta mais conduta socilmente relevante).
...