Trabalho Filosofia Geral e Jurídica
Por: ana.lu0211 • 24/5/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 426 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
[pic 1]
Centro Universitário do Distrito Federal - UDF
Coord. de Direito
Prof ª Drª. Maria Anastácia Ribeiro Maia Carbonesi
Disciplina: Filosofia Geral e Jurídica
Aluno (a): Ana Luiza Ferreira da Silva RGM: 28357990
Anny Caroline Cunha Araújo RGM: 28274644
Data: 03/11/2021
Atividade 2 (Momento Privilegiado de Estudo)
1ª) Descreva quais seriam as semelhanças e diferenças fundamentais entre Sócrates e os Sofistas.
R: Temos como semelhanças que eles viveram na Grécia Antiga, e possuíam uma visão de como deveriam lidar com o conhecimento. Por outro lado, em se tratando de diferenças, os sofistas cobravam para transmitir a outras pessoas o conhecimento que possuíam, ao passo que Sócrates não cobrava pelo ensino, pois para ele a filosofia não era uma profissão.
2ª) Explique as duas grandes fases do diálogo crítico de Sócrates com seus interlocutores.
R: A ironia e a maiêutica são as duas grandes fases do diálogo crítico de Sócrates com seus interlocutores. A primeira fazia com que a pessoa entrasse em contradição em um determinado ponto, enquanto a segunda faz com que busquemos uma verdade interior, de maneira a instigar com que essa verdade se revele.
3ª) Explique qual é a diferença, na teoria das ideias de Platão, entre o mundo das sombras e o mundo das ideias.
R: O mundo do pensamento representa um mundo perfeito e infinito. Nele, a forma é imortal, com unidade, beleza, bondade e verdade. Não são réplicas, mas realidade, diferente do mundo. Portanto, o mundo das sombras representado na mitologia das cavernas refere-se ao senso comum, opinião (doxa). Para Platão, ele deve ser transformado de um método dialético em conhecimento, isto é, epistemologia, ou seja, não parte da reflexão ampla como o senso crítico filosófico.
4ª) Caracterize os sofistas e o que favorece o seu surgimento.
R: Os sofistas eram filósofos que dedicavam a ensinar a arte da retorica, a arte política e diversos temas, foram os primeiros sábios, tinha a necessidade de se expressar bem, somada á importância do indivíduo, naquele período teve o surgimento desse grupo de filósofos que domina a arte da fala. Algumas características comuns dos sofistas são: Oposição entre natureza e cultura; a existência dos deuses; relativismo; habilidade de argumentar, etc.
5ª) A teoria das ideias de Platão é outra tentativa de conciliar o grande debate da Filosofia grega entre Parmênides e Heráclito. Você está de acordo com essa afirmação? Justifique.
R: Sim. A teoria das ideias traz um pouco desse grande debate, o mundo das ideias de Parmênides (o ser eterno) e o mundo das sombras, sensações e aparências de Heráclito. Contudo, Platão propõe como o recomendado o mundo de Parmênides, que remete a luz racional, realidade pura.
...