Trabalho da Disciplina Gestão e Mapeamento de Risco
Por: Diego Araújo • 3/11/2018 • Resenha • 797 Palavras (4 Páginas) • 277 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Pós-graduação em Políticas e Gestão em Segurança Pública
Resenha do Caso – Os Seis Erros que Executivos Cometem em Gestão de Riscos
Diego Silva Araujo
Matrícula:201803433329
Trabalho da disciplina Gestão e Mapeamento de Risco
Rio de Janeiro , 10 de Maio de 2018.
1-INTRODUÇÃO
Faremos uma resenha sobre alguns erros que tiveram consequências não só na crise atual que estamos vivendo como também continua tendo influência no sistema acadêmico das áreas de negócios.
A crise realmente explodiu devido ao chamado gestão de risco dos bancos que em vez de limita-los colocou em exposição .
Demos nomes de Cisne Negro para os eventos de baixa probabilidade porém tem alto risco de impacto que é dficil de se prever.
Os Cines Negros se utilizam da internet e da globalização para se expandir e só aumenta a incidência dos eventos , é notório que as empresas que ignoram esses eventos terão em um futuro próximo a sua falência.
A gestão de risco acredita que o aumento daquilo que não é compreendido e não perpertuar programas sofisticados além de achar que é ilusório prever o ambiente social e econômico .
O pior erro é achar que pode prever os eventos Cisnes Negros e quando focamos em outros cenários ficamos mais vuneráveis ainda.
Uma verdade que nós seres humanos acabamos levando para nossas casas e tentando evitar um pouco as crises. Nos resguardando fazendo planos e seguros para tentar diminuir o impacto que pode acarretar caso aconteça algum problema inesperado.
Os gestores de riscos acabam tendo sua visão muito superficial sobre o problema , ppois eles acham que os eventos passados tem relações futuras com os danos.
Basta vermos que é comum ouvir dizerem em alguma desculpa que isto é sem precedentes.
Pórem os Cines Negros como já é sabido não existe precedentes, até porque não podemos comprar o \mundo de hoje com a modernidade e evolução, com o que foi vivido no passado.
È normal a gente passar e viver com isso, nós adolescentes ou até mesmo adultos não escutamos os mais velhos e ouvir a voz da experiência.
Ou quem nunca ouviu do seu pai ou da sua mãe: eu falei para não fazer isso!
Um grande exemplo é o fumo, nós sabemos que trás danos a nossa saúde, mas mesmo assim fumamos. E quando paramos de fumar temos mais coisas boas para nosso organismo que danos.
Os gestores de riscos tem em pensamento um modo de pensamento sobre a perda ou ganho, nós pensamos que 1 real não gasto seria 1 real ganho. Mas os gestores pensam praticamente em lucrar.
As empresas devem integrar atividades de risco aos centros lucrativos e pensar como atividade geradora de lucro.
Isso se forem propensa aos eventos Cisnes Negros.
Uma medida de risco muito utilizada é o Desvio Padrão, é um investimento que não deveria ser usada na gestão de risco. Ela é a raiz quadrada da média das variações ao quadrado. Mas o desvio não é muito bem compreendido nem mesmo pelos analistas quantitativos, não conseguem entender muito bem o seu conceito e sua funcionabilidade. Pois os mesm confundem variação absoluta com desvio padrão.
...