Trabalho de direito penal
Por: Juan Cabral • 7/6/2017 • Tese • 1.352 Palavras (6 Páginas) • 164 Visualizações
Título do Projeto de Pesquisa “Miriti: da palmeira ao brinquedo” |
Nível de Ensino / Série / Turma 2º ano |
Componente Curricular Responsável RedaçãoXXXXXXX Disciplinas que compreendem. A revisão de texto será realizada pela Professora Josefa Reis. |
Professor(a) Responsável Nome: Andréa de Nazaré Vasconcelos Furtado Telefone: 9818094-15 E-mail: anvfurtado@gmail.com |
Período de realização Aulas Regulares: de XX/XX a XX/XX/XXXX Atividades Extras: de XX/XX a XX/XX/XXXX |
Resumo O trabalho objetiva a construção de saberes sobre a palmeira Mauritia flexuosa L. f. (miriti) que é uma palmeira típica da região norte do país e muito conhecida por fornecer matéria-prima para a confecção de cestaria e brinquedos, ambos de relevância econômica e cultural para a população local. A ideia central é que os alunos possam conhecer e ter entendimento de onde vem e onde é extraída a matéria prima dos brinquedos de miriti, que ornamentam e abrilhantam a festa do círio bem como diversos outros eventos culturais e folclóricos em todo o estado. Para tanto, o embasamento teórico utilizado será o teórico Santos (2009) que em estudo etnobotânico sobre a Mauritia flexuosa L. f. no município de Abaetetuba identificou 26 itens manufaturados, dentre os quais se destacam os elementos de cestaria e os brinquedos que são a principal fonte de renda de diversas famílias de artesãos além de fazer parte do imaginário e Da cultura daquele município. A metodologia de trabalho envolverá atividades sobre a temática que será desenvolvida transversal as disciplinas regulares em sala de aula bem como em atividades programadas ( oficinas de confecção e pintura, entrega de pesquisas bibliográficas e imagens) desta forma procurando a participação direta e efetiva dos alunos no processo de construção de saberes. Serão desenvolvidas atividades de pesquisa bibliográfica e audiovisual, sempre em sala com a orientação, do professor, por meio da metodologia indutiva, transpondo didaticamente os conteúdos mais complexos de forma que possa ter o entendimento total da turma. |
Palavras-chave: brinquedo; miriti; cultura. . |
“Miriti: da palmeira ao brinquedo”
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2 – Justificativa Os brinquedos de miriti são amplamente conhecidos e na nossa região, principalmente no que diz respeito a sua larga comercialização no período do círio de Nazaré, conhecer profundamente os fatores que envolvem a produção deste que é um dos marcos da cultura paraense, trará as crianças um sentimento de pertencimento, valorização e reconhecimento a este artesanato. As pessoas no geral tem conhecimento do brinquedo em si, mas este projeto busca desvelar aquilo que está por trás dos brinquedos, o artesão, a produção, como e de onde vem o brinquedo de miriti, apresentar às crianças a cadeia produtiva, desde a atividade extrativista, com o corte das folhas, a secagem, os demais subprodutos do miriti ou buriti, trazer para conhecimentos dos alunos que muitas pessoas sobrevivem desta atividade, que do miriti extraem desde a moradia, alimentação até sua renda. A escola tem papel formativo, tem como responsabilidade formar cidadãos críticos e conscientes, que tenham responsabilidade e compromisso com a sociedade e o meio ambiente, deste modo pensou-se na conveniência de começar este processo utilizando-se deste elemento da cultura local que é meio de vida para diversas famílias envolvidas no processo produtivo. |
3 - Objetivos: Geral e Específicos 3.1 - Geral Desvelar os processos da cadeia produtiva dos brinquedos de miriti. 3.2 - Específicos:
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4 - Referencial Teórico A cidade de Abaetetuba, no Pará, é nacional e internacionalmente conhecida pela tradicional fabricação dos brinquedos de miriti, a cidade concentra a produção que é vendida durante as festividades e exportada. O Miriti ou Buriti (Mauritia flexuosa L. f) é uma palmeira típica da região amazônica, tal palmeira serve de todas as formas ao caboclo e suas necessidades, desde a utilização de seu caule na construção de moradias e das folhas na cobertura, do fruto na alimentação, os talos que são utilizados na fabricação de cestarias e a bucha do qual são extraídos os talos na fabricação dos tão famosos brinquedos de miriti. Servindo com fonte de renda para diversos artesãos os brinquedos de miriti também são uma forma de materialização do imaginário ingênuo, simples e colorido do artesão bem como a forma de representação da sua visão de mundo e realidade e até um saudação a natureza e suas belezas, são a forma mais pura de expressão da arte daquele que os talha. Bem como o ensino do oficio a demais membros da família ou do ciclo sócia perpassa, não só pelo ensino de atividade manufatureira, mas então intrínsecos nelas muitos valores, valores sociais e sobre o respeito, respeito a natureza, respeito a quem lhe proporciona ter um oficio e sustento. “Alguns destes saberes foram transmitidos e apropriados por populações ribeirinhas da região, que perpetuaram esse aprendizado, bem como o conhecimento sobre os recursos florestais usados nesta produção (SANTOS, 2009)”. Os artesãos que vivem desta produção geralmente utilizam ferramentas rusticas na sua produção, facas e facões que esculpem, moldam, dão forma ao miriti segundo suas referencias e preferencias, cada artista ou artesão tem, adota uma especialidade ou característica, alguns se especializam em animais e aves, uns em barcos que é muito típico daquela região, visto se uma região cercada por rios e igarapés, outros em brinquedos móbiles que são vendidos em grande escala no período do círio. A escolha do tipo de trabalho, brinquedo ou escultura que cada artesão faz demanda de sua historia de vida e referencias pessoais, isso é independente da demanda de mercado, cada um trabalha, esculpe aquilo que lhes é de referencia. Os brinquedos produzidos são estocados e a véspera do círio são trazidos para Belém onde são expostos e comercializados em girândolas (As girândolas são uma espécie de cruz com vários braços, também feita de miriti, onde são espetadas ponteiras da casca do próprio miriti para amarração de cerca de uma centena de brinquedos) e a venda realizada na maioria das vezes pelos próprios artesãos. São produzidos durante todo o ano; porém, no âmbito estadual, a maior demanda é para a já mencionada festa do Círio de Nazaré, cujos altos índices de venda estão representados na Figura. Outros momentos de alta demanda são as festividades locais, como o Miriti Fest, a Semana de Arte e Cultura, a festividade de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Abaetetuba, o carnaval e o Natal. Em um contexto geográfico mais amplo, de acordo com artesãos, há vendas constantes para São Paulo, Rio de Janeiro e para o exterior, sobretudo para a França. (SANTOS, 2009). |
7 - Especificação de Responsabilidades 7.1 – Do(a) Professor(a) XXXXXXX 7.2 - Dos(as) alunos(as) XXXXXXX |
8 - Cronograma de Execução | ||||||||||||
ATIVIDADES | DATAS DE EXECUÇÃO | |||||||||||
00 | 00 | 00 | 00 | 00 | 00 | 00 | 00 | 00 | 00 | 00 | 00 | |
XXXXXXX | ||||||||||||
XXXXXXX | ||||||||||||
XXXXXXX | ||||||||||||
XXXXXXX |
9 - Bibliografia / Fontes / Referências SANTOS, Ronize da Silva. Etnobotânica e extrativismo do miriti (Mauritia flexuosa L. f.) no artesanato popular em comunidades ribeirinhas do estuário amazônico. 112 f. 2009. Dissertação (Mestrado em Botânica Tropical) - Universidade Federal Rural da Amazônia/Museu Paraense Emílio Goeldi. Belém. |
10 - Orçamento (R$ 1,00) | |||
Material | Especificação | Fornecedor | R$ |
XXXXXXX | |||
T O T A L | R$ 1.115,66 |
11 - Infraestrutura, Máquinas, Equipamentos e Outros Acessórios | |||
Item | Especificação | Detalhes | Detalhes |
XXXXXXX |
Belém, de março de 2016.
Assinaturas:
Professor(a)
Coordenação da FEPAC
Comissão Artístico-Científica
Coordenador do Nível de Ensino
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