Trafico de pessoas para fins de exploração sexual
Por: 123vera • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.554 Palavras (11 Páginas) • 460 Visualizações
Trafico de pessoas para fins de exploração sexual
Resumo
Este artigo científico trata-se de um tema polemico que estamos vivenciando nos últimos anos, e que se relaciona com direitos humanos. Cada dia que passa a preocupação aumenta, é o chamado trafico de pessoas, não só para exploração sexual, mas também tráfico de bebês para adoção ilegal e trafico de pessoas para retirada de órgãos.
O trafico de pessoas para fins de exploração sexual continua sendo polemico ainda nos dias de hoje, pois ainda existem poucos tema referente ao assunto, e muitas famílias ainda caem devido a falta de informação e a própria necessidade financeira, quando recebem uma proposta de vida melhor, com emprego para suas filhas adolescentes, mal sabendo eles para onde suas filhas são levadas e por quem. Esse confronto visa diretamente os direitos humanos, a dignidade da pessoa humana, o direito a intimidade, a liberdade e a privacidade. O tema está sendo muito debatido atualmente, devido muitas pessoas perderem seus familiares e não serem mais encontrados. Infelizmente muitas pessoas apoiam esse tipo de coisa e vivem do lucro que recebem para traficar pessoas. A ganancia é tão grande que até os pais em promessa de vida melhor vendem os próprios filhos, outros sequestram para vender.
Palavra chave: Trafico de pessoas, Exploração sexual e Direitos humanos.
1- Introdução:
Este artigo refere-se a uma pesquisa bibliográfica sobre direitos humanos, onde é dado mais ênfase ao trafico de pessoas para exploração sexual, as condições em que passam a viver essas pessoas, sendo privadas de liberdade vivendo em cativeiros e sendo forçadas a se prostituírem, sendo privado seu direito de ir e de vir, da liberdade e da dignidade da pessoa humana. O estudo também relata a história desde que começou o trafico de pessoas, em que países começou e como chegou ao brasil, e é um incentivo as autoridades no combate e na prevenção ao tráfico de pessoas para fins de exploração sexual.
2- O que é?
Tráfico de pessoas tem como finalidade tranferir pessoas de um local para outro, quer seja dentro ou fora do pais com a finalidade de explorar sexualmente. Esse tipo de negócio atualmente é o mais rentável e caminha lado a lado com o trafico de armas e de drogas. Hoje em dia o trfico de pessoas rende em torno de 32,6 bilhões de dólares. segundo dados das Nações Unidas.
A jornalista Célhia de lavarene foi convocada pelo chefe da da missão da ONU para trabalhar na Libéria acompanhada por uma equipe da policial internacional.
Célhia de lavarène, é autora do livro "Passaporte para o inferno".
O chefe da missão da ONU desse: "Porque você é mulher e tem colhões".
"Na libéria passar a noite com uma garota de 15 anos tem preço: 300 dólares.
gerra civil, miséria endêmencia e corrupção generalizada propociaram o mais
odioso dos traficos:o de seres humanos. As vítimas vêm da África do norte ou
dos países do Oriente, atraídas por promessas de empregofictício. Ao
chegar,elas descobrem que se tornaram prisioneiras de bordéis".
Célhia de Lavarène, é uma mulher gerreira que conseguiu desvendar vários pontos de trá ficos de meninas para protituição em vários países do mundo como: Bósnia,Libéria.bucareste,, Bruchelas, Genebra, Londres e Istambul, entre outros lugares. Também foi convocada várias vezes a prestar informações aos membros do departamento de Estado dos EUA. Lavarène fundou ainda uma ONG (a STOP trafficking of People), com objetivo de ajudar as vítimas da prostituição forçada. Atualmente mora e trabalha em Nova York. segundo Célha, não foi facil combater o tráfico, por que muitas das vezes os própios soldados que lhe ajudavam eram os primeiros a sairem com as vitimas e abusar delas, sabendo que eram ainda crianças, Estavam longe de casa, sem apoio dos famliares, vivendos em cativeiros como os animais e passando fome.
Esse livro retrata a realidade, uma realidade que está muito longe dos olhos das pessoas, alguns não imaginam que existe com tanta gravidade, outro fingem não saber, para não se envolver.
Explorar sexualmente pessoas é um meio de obter lucros financeiros com prostituição de outra pessoa, em troca de favores sexuais,pornografia infantil, turismo sexual e rufianismo.
3- Aspectos:
Adolescentes e adultos com aspectos e fins comerciais e culturais e a sistematização de dados propicia a protituição no Brasil e no mundo, onde é mostrada a fragilidade das respostas
institucionais para o enfrentamento do crime e a necessidade de avaliação do impacto das
políticas públicas sobre tal tema abordado.A análise da exploração sexual deve ter como referências algumas questões, que são histórico-estruturais e culturais para que seja considerando ainda dimensões territoriais e dimensões demográficas.
A idade das crianças e adolescentes submetidos à exploração sexual oscila entre 10 a 19 anos, e podem ser de ambos os sexos, de todas as classes sociais e etnias, porém a grande incidência ocorre entre adolescentes mulheres de classes populares de baixa renda vindas de periferias de centros urbanos. As pessoas em situação de pobreza são inseridas no mercado de trabalho, e consequentemente, a exploração sexual que promete dinheiro fácil , expondo-os as situações de exploração, riscos e danos.
É necessário, para uma melhor compreensão da exploração, violência sexual, em suas diferentes formas de manifestações.
4- Origem:
Segundo Luiz Regis Prado, (2011, p. 709) o assunto sobre o TráficoInternacional de Mulheres ganhou interesse de toda sociedade, no final do século XlX.
De inicio, cumpre salientar que o tráfico de mulheres, conhecido por tráfico de
brancas, entendido como comércio internacional de mulheres somente desper-
tou o interesse da sociedade seja nacional, seja internacional, visando sua re-
...