Violência física contra mulher
Por: ludmilainsfran • 16/5/2016 • Projeto de pesquisa • 695 Palavras (3 Páginas) • 471 Visualizações
CENTRO UNIVERSATÁRIO LEONARDO DA VINCE
VIOLÊNCIA FÍSICA CONTRA A MULHER
Maria Penha de Almeida Insfran
Professora:.Celisa Barros
Campo Grande - MS
2013
Maria Penha de Almeida Insfran
VIOLÊNCIA FÍSICA CONTRA A MULHER
Paper apresentado pela acadêmica Maria Penha de Almeida Insfran como exigência do curso de graduação em Serviço Social da Faculdade Centro Universatário Leonardo da Vince sob a orientação da professora Celisa Barros
Campo Grande – MS
2013
AGRADECIMENTOS
Dedico este trabalho ao meu esposo Mauro Insfran e minha filha Ludmila Insfran, pela paciência, por tornarem mais esse sonho realizado.
Aos amigos, que sempre incentivaram meus sonhos e estiveram sempre ao meu lado.
Aos meus colegas de classe e demais formandos pela amizade e companheirismo que recebi.
A Prof.° Celisa Barros, que me acompanhou, transmitindo-me tranqüilidade.
RESUMO
Ao realizar o presente estudo sobre a violência física contra a mulher, e o desejo de aprofundar os estudos, constituindo um desafio que acreditamos enriquecer as discussões que tem colocado a questão no trato da violência contra a mulher. As mulheres agredidas sentem-se dependentes financeiramente ou afetivamente de seus agressores. Quero retratar neste estudo é o fenômeno da violência contra a mulher, em especial o âmbito domestico e das relações intrafamiliar.
Palavras chaves: Violência Física, Lei Maria da Penha, Consequências Psicológicas
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 05
DESENVOLVIMENTO 06
CONSIDERAÇOES FINAIS......................................................................................................07
REFERÊNCIAS 08
INTRODUÇÃO
A violência física contra a mulher recebe esta denominação dentro do lar, e o agressor serem geralmente que mantem ou manteve uma relação intima com a vitima. Podemos caracterizar de vários modos, desde marcas pelo corpo, caracterizando a violência física, ou ate formas sutis, como a violência psicologia que traz danos significativos a estrutura emocional da mulher.
DESENVOLVIMENTO
Muitas vezes sem fazer crer, a violência física independe do status social, grau de escolaridade e etnia. Muitos atos de violência contra as mulheres ocorrem dentro de seus próprios lares e o agressor são maridos, namorados, ou companheiros, as maiores agressões e devido o uso de álcool, drogas, desemprego, ciúmes e insegurança ou impotência pelo próprio machismo, fator este que o agressor comete a agressão com forma de tentar manter superior. E alguns dos fatores que levam a mulher a não denunciarem é o próprio amor pelo marido e pelos filhos. O grande preconceito que a sociedade ainda estabelece e a insegurança. Este problema é algo que vem tornando-se preocupante no país, devido a forma desenfreada que vem ocorrendo, no entanto compreendemos que a questão da violência física contra a mulher não deve ser entendido como fator isolado, sua decorrência provem de diversos fatores econômicos e sociais tais como preconceito, discriminação, pobreza, transformações no mundo do trabalho entre outros.
...