Web Aula II - MANDADO DE INJUNÇÃO COLETIVO
Por: Thiago Ribeiro • 29/9/2015 • Trabalho acadêmico • 405 Palavras (2 Páginas) • 1.405 Visualizações
EXELENTISSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO/SP
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DO MUNICÍPIO Y com sede [...], por seu advogado infra assinado (procuração em anexo), com endereço profissional [...], vem impetrar
MANDADO DE INJUNÇÃO COLETIVO
em face do ato omissivo do PREFEITO DO MUNICÍPIO Y, que poderá ser encontrado na sede funcional [...] pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
I – DOS FATOS
Os funcionários públicos do município Y, Estado de São Paulo, que exercem a atividade profissional em estação de tratamento de esgoto, submetendo-se à exposição constante a agentes nocivos à saúde, recebem, adicional por insalubridade.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do município, afirma que “segundo a lei orgânica do município, compete ao prefeito apresentar proposta de Lei Complementar para regular o exercício do direito à aposentadoria especial dos servidores públicos municipais”, efetivando-se, assim, o direito previsto na constituição estadual a tal benefício. Sendo inviável o exercício de direitos assegurados na Constituição da República e na Constituição Estadual.
II – DOS FUNDAMENTOS
Conforme breve síntese dos fatos cabe salientar que a ausência de lei complementar municipal torna inviável o exercício do direito à aposentadoria especial dos servidores públicos municipais que laboram em condições especiais, que por sua vez prejudicam a saúde e integridade física. Razão pela qual o mandado de injunção coletivo é instrumento adequado à satisfação da pretensão.
Há existência de norma constitucional de eficácia limitada ainda não regulamentada, que impede o exercício de um direito em caso concreto. O Município tem autonomia para legislar sobre a aposentadoria especial de seus servidores no exercício da competência supletiva (art. 24, § 3º c. C art. 30, II, da Constituição Federal).
O sindicato tem a prerrogativa de impetrar Mandado de Injunção Coletivo por existir ausência de lei complementar. Em razão disso o impetrante faz jus de impetrá-lo segundo art. 5º, VXXI, CR/88.
III – DOS PEDIDOS E REQUERIMENTOS
Ante o exposto, pede e requer:
- Notificação da autoridade coatora para prestar informações no prazo da lei;
- Intimação do Ministério Público para atuar como fiscal da lei;
- Que seja deferido o Mandado de Injunção e que Vossa Excelência supra a omissão até que a lei complementar seja editada;
- A condenação do impetrado ao ônus da sucumbência;
Requer-se provar o alegado por todos os meios de prova admitidos em direito, especialmente as provas documentais.
Dá-se a causa o valor de R$ 1000,00 (um mil reais).
Termos em que pede deferimento.
Local e data,
Advogado
Assinatura e numero de inscrição na OAB
...