TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auditoria Contábil

Por:   •  7/7/2017  •  Relatório de pesquisa  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade: Individual

Título: Instrução nº 308/99, alterada pelas Instruções CVM 509/2011 e 545/2014

Disciplina: Auditoria Contábil

Introdução

A auditoria e a consultoria são fundamentais na gestão das empresas, cada uma com suas contribuições individuais e juntas fortalecem a credibilidade da organização.

Esse trabalho apresenta uma breve relação entre os prós e contras da vedação imposta pela Comissão de Valores Mobiliários – por meio da Instrução nº 308/99, alterada pelas Instruções CVM 509/2011 e 545/2014 – às empresas que prestam auditoria e consultoria a uma mesma entidade.

Prós e contras da vedação imposta pela Comissão de Valores Mobiliários

O trabalho de auditoria e consultoria desenvolvidos em uma mesma empresa trazem prós e contras. Os dois serviços juntos podem estreitar o relacionamento entre a empresa contratante e a prestadora, facilitando o acesso à informação, que terá aproveitamento para os dois trabalhos. Em relação ao ponto negativo podemos destacar que essa proximidade pode trazer ao auditor a perda de objetividade, independência e imparcialidade.

Ética por parte do auditor independente

A ética requer boa conduta do auditor, ainda mais por se tratar de um profissional que deve verificar se as informações de modo geral estão em conformidade dentro da empresa, ele deve ser integro por isso é importante sempre prevalecer à ética sobre qualquer interesse durante a fase da execução do trabalho desenvolvido por ele. O auditor precisa fornecer informações seguras e transparentes, desta forma possibilitará a identificação de possíveis falhas no controle interno e no sistema financeiro, ajudando a combater fraudes e irregularidades dentro das organizações. De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade NBC PA 01 os princípios fundamentais da ética profissional a serem observados pelos auditores incluem integridade, confidencialidade entre outros que fazem a diferença no trabalho executado pelo auditor independente, preservando os interesses da empresa.

Importância da Instrução nº 308/99, alterada pelas Instruções CVM 509/2011 e 545/2014

A instrução nº 308/99, alterada pelas instruções 509/2011 e 545/2014 tem o objetivo de regulamentar e padronizar o trabalho dos auditores independentes.

A Instrução é importante pois através das regras e normas criadas pela Comissão de Valores Mobiliário o processo passa a ter mais segurança para todos os envolvidos, regulamentando a profissão, os deveres e as responsabilidades.

Concordância ou discordância em relação à Instrução

De acordo com as leituras realizadas, conhecendo melhor a instrução posso dizer que concordo e que a instrução torna-se fundamental uma vez que a mesma ajuda e dá segurança a atividade que é desenvolvida pelo auditor independente.

Conclusão

Concluo esse trabalho dizendo que a instrução serve para dar mais segurança para todos os envolvidos no processo, apensar de atividades diferentes exercidas pelo auditor e consultor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com