As Sociedades Recolectoras Primitivismo
Por: Hivaldo Da Silva • 24/4/2017 • Trabalho acadêmico • 2.996 Palavras (12 Páginas) • 351 Visualizações
Hivaldo Fazila da Silva Sitoe
Vania dos Santos
Stela Muianga
Pedro Vasco
Leila Boca
Tema:Primitivismo.
Docente: Célio Guambe
Instituto Superior de Gestão de Negócios
Data: 29.04.2016
Hivaldo Fazila Da Silva Sitoe
Leila Boca
Stela Muianga
Pedro Vasco
Vania dos Santos
Sala 03 - Laboral
Tema:Primitivismo.
Economia Política
Curso de Direito
Docente: Célio Guambe
Instituto Superior de Gestão de Negócios
Data: 29.04.2016
Índice
Introdução ........................................................................................ 4
1.Primitivismo ................................................................................. 5
1.1 As Sociedades Recolectoras
1.2 As Primeiras Conquistas do Homem
1.3 Fabrico de Instrumentos ........................................................... 7
1.4 Os Grandes Caçadores .............................................................. 8
1.5 As Primeiras Sociedades Produtoras
1.6 Agricultura e Pastores ................................................................ 9
1.7 Os Progressos Técnicos
1.8 A Formação de Aldeamentos e Diferenciação Social ............. 10
1.9 Contributos das Primeiras Civilizações ................................... 11
Conclusão ....................................................................................... 13
Introdução
O presente trabalho aborda sobre o Primitivismo, e tem como objectivo esclarecer o mesmo dando uma alusao acerca do Primitivismo falando das sociedades recolectoras, as primeiras conquistas do Homem, as primeiras sociedades produtoras, a sua economia e a formação de aldeamentos.
Na comunidade primitiva não havia classes sociais, porque não havia propriedade privada dos meios de produção. Além disso, o trabalho e a distribuição foi feita comunitariamente.
características económicas. O homem era nômade num primeiro momento, uma vez que dependia muito da natureza e foi seguindo o curso dos rios, buscando climas mais favoráveis e lugares que forneceram instalações para a produção de frutos, caça e pesca.
1-Primitivismo
Primitivismo, sob um ponto de vista antropológico, é a crença na superioridade do estilo de vida simples das sociedades pré-industriais, ou o próprio estilo de vida dessas culturas, normalmente as africanas, pré-colombianas ou da Oceânia. O uso desta palavra surge apenas no século XX, pertencendo ao âmbito das artes de vanguarda e sua crítica.
1.1-As Sociedades Recolectoras
Os mais antigos antepassados do Homem surgiram em África há mais de 4 milhões de anos. Desde então, iniciaram uma lenta evolução biológica que deu origem ao aparecimento do Homo sapiens sapiens, há cerca de 40 000 anos – com características físicas próximas das do homem actual. No decurso deste longo processo, os hominíedeos foram adquirindo a posição vertical, uma maior capacidade craniana e a possibilidade de comunicarem pela fala; de igual modo, começaram a fabricar utensílios de pedra lascada, que foram aperfeiçoando á medida das suas necessidades; tambem dominaram o fogo.
As primeiras comunidades humanas eram recolectoras e nómadas. O Homo sapiens, que viveu na Terra há cerca de 100 000 anos, ja teria sentido religioso manifestado nos rituais de enterramento, mas o que é admirável é o conjunto de produções artísticas deixadas pelos primeiros Homo sapiens sapiens.
1.2- As Primeiras Conquistas do Homem
Todos os seres humanos que, hoje em dia, povoam a Terra pertencem, sob ponto de vista biológico, a ordem dos Primatas, família dos Hominídeos, genero Homo e á especie Sapiens. Contudo, as suas características biológicas são o resultado de uma longa e lenta evolução que começou em África há cerca de 8 a 10 milhões de anos.
Foi neste ambiente de savana que surgiram os nossos mais remotos antepassados: os Austrolopithecus, que ja apresentavam um certo número de características próprias dos futuros homens. Eram pequenos de estatura e deslocavam-se já na vertical- eram bípedes.
O Austrolopithecus vivia em pequenos grupos e praticava uma economia recolectora- para se alimentar, recolhia frutos silvestres e capturava pequenos roedores. O Australopithecus desapareceu por completo há cerca de um milhão de anos. O Homo habilis, que viveu igualmente nas savanas do leste africano. Em busca de alimentos, deslocava-se constantemente - praticava, por isso, o nomadismo. Fabricava instrumentos em pedra e em madeira e contruiu os primeiros abrigos.
O fabrico de instrumentos, a marcha vertical e o aumento do volume do cerebro vao ser as características que permitirão a sobrevivência e a evolução ate ao homem actual.
Há cerca de 1 800 000 anos, surgiu também em Africa o Homo erectus- que evoluiu a partir do Homo habilis. Tinha uma maior capacidade craniana que o Homo habilis, bem como uma força fisica superior.
No entanto, já o Homo habilis e até o Australopithecus usavam a marcha bípede e a força e habilidade das mãos para outras tarefas. Mas será com o Homo erectus que as três características que distinguem o Homem dos restantes primatas se vão aperfeiçoar e desenvolver: verticalidade, inteligência (relacionada com o desenvolvimento do cérebro) e destreza, ou habilidade das mãos.
...