Comentários Sobre o Vídeo Territórios do Planejamento de Wilson Cano
Por: Bárbara Lopes • 24/3/2021 • Resenha • 425 Palavras (2 Páginas) • 173 Visualizações
Vídeo: Territórios do Planejamento com Wilson Cano
Wilson Cano - Economista, teve que compreender a Urbanização, pois trás um fenômeno de transformações (políticas, sociais e econômicas), deve-se entender o que é economia urbana e regional.
Onde surge a Economia Regional? Pós segunda guerra
Desenvolvimento econômico como direito - como construir esse processo?
Negação do colonialismo / conquistas sociais
A questão regional existe desde a antiguidade do ponto de vista político. As diferenças regionais se manifestam por conta de problemas geográficos e de recursos naturais, logo há diferenças de temperamento, de psicologia e de ações.
Ex Brasil. Diversidade ampla, implica em diferenciações nos sistemas de produção, modos de vida e pensamento, cultura, etc.
Para planejar o território é necessário conhecer diversas disciplinas, saber como aquilo funciona, qual a história do objeto, como aquilo se transformou, como foi historicamente construído, e que fatores atuam sobre ele.
A trajetória da economia
30-80 : Período da construção do Brasil. Vargas à frente, que encaminha a transformação, industrialização. Gera uma integração do mercado nacional (entre as regiões/estados)
São Paulo cresceu aceleradamente na frente dos demais
Política de Desenvolvimento Regional de 59 - golpe militar prejudica
Taxa de crescimento com média de 7% ao ano (similar ao Japão e URSS)
80 pra cá: Vivemos uma crise de 36 anos, quando se destruiu uma década inteira com a crise da dívida externa, a força dos governos militares conseguiu destruir grande parte da tecnocracia desenvolvimentista, das lideranças políticas nacionais, crise doa anos 80, a partir de 89 - liberalismo.
Inflação. Pensamento técnico e político do estado brasileiro passou a ser curto-prazista “pecado mortal contra uma nação” país não tem futuro. Economia e sociedade efêmera.
Liquidação das antigas profissões liberais
Capital financeiro é fictício, não tem sustentação no mundo real. Foi crescendo no mundo e se tornando maior que o capital produtivo, e tomando mais votos na tomada de decisões capitalistas, de uma forma que submete o capital produtivo às suas tomadas de decisões. Ex. venda de fábricas nacionais pra gringo
Desigualdades. Especulação financeira, mobiliária é um dos multiplicadores das desigualdades. Pode-se ter uma equipe técnica qualificada para a elaboração de um plano diretor, mas quem manda não são estes, e sim o Prefeito, que está em negociação com o capital imobiliário especulativo.
Pra quem você vai planejar? Como contornar/coibir a especulação imobiliária? Conhecimento concreto da região, o que é mais conveniente fazer naquele espaço? Conhecimento de planejador, como fazer?
Pós-graduação de economia regional nos EUA - liberal: Mudança no pensamento da economia regional. Divisor de águas complicado, que se manifesta nas estruturas de poder (Comissões pra examinar cursos de economia - liquidados os cursos que já tinham uma visão mais progressista).
...