Historia do pensamento economico
Por: rihqe • 19/8/2015 • Trabalho acadêmico • 3.349 Palavras (14 Páginas) • 448 Visualizações
Universidade Estadual de Maringá
HENRI COMTE DE SAINT-SIMON
Maringá
2015
Universidade Estadual de Maringá Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
HENRI COMTE DE SAINT-SIMON
Trabalho de História do Pensamento Econômico Professor: João Ricardo Tonin Curso: Ciências Econômicas Alunos: Caio H. Juvencio, Eduardo A. da Silva , José H. de Oliveira. Roberto Rodrigues e Vitor H. Catarino.
Maringá 2015
Sumario
1 – Introdução 1.1 – Primeiros anos 1.2 – A vida como um adulto de trabalho
2 – Ideias 2.1 – Industrialismo 2.2 – Feudalismo e da Aristocracia 2.3 – Concepções Religiosas
3 – Influências e Obras
Maringá
2015
Introdução
Primeiros Anos
Henri de Saint-Simon nasceu em Paris, como um aristocrata francês. Ele pertencia a um ramo da família do duque de Saint-Simon."Quando ele era jovem, sendo um temperamento inquieto ... ele foi para a América, onde ele entrou em serviço americano e participou do cerco de Yorktown sob o general Washington."
Desde a sua juventude, Saint-Simon era muito ambicioso. Ele ordenou a seu criado para acordá-lo todas as manhãs com, "Lembre-se, monsieur le comte, que você tem grandes coisas para fazer." Entre seus esquemas iniciais foi um para ligar o Atlântico e asdo Pacífico oceanos por um canal, e outro para construir um canal de Madrid para o mar.
No início da Revolução Francesa em 1789, Saint-Simon rapidamente endossou os ideais revolucionários de liberdade, igualdade e fraternidade . Nos primeiros anos da revolução, Saint-Simon dedicou-se a organizar uma grande estrutura industrial, a fim de fundar uma escola científica de melhoria. Ele precisava angariar alguns fundos para atingir os seus objetivos, o que fez por especulação de terras. Isso só foi possível nos primeiros anos da revolução, devido à crescente instabilidade da situação política na França, que o impediu de continuar as suas atividades financeiras e de fato colocar sua vida em risco. Durante o Terror período, Saint-Simon foi preso por suspeita de envolvimento em atividades contra-revolução. Ele foi lançado em 1794, no final do reinado do terror. Depois que ele recuperou a liberdade, Saint-Simon encontrou-se imensamente rico, devido à desvalorização da moeda, mas sua fortuna foi posteriormente roubado por seu parceiro de negócios. Desde então ele decidiu dedicar-se aos estudos políticos e de investigação.
A Vida como um adulto no trabalho
Quando ele tinha quase 40, ele passou por um curso variado de estudo e experiência para ampliar e esclarecer sua visão das coisas. Uma dessas experiências foi um casamento infeliz em 1801 para Alexandrine-Sophie Goury de Champgrand , realizado para que ele pudesse ter um salão de beleza . Após a duração de um ano, o casamento foi dissolvido por mútuo consentimento. O resultado de seus experimentos foi que ele encontrou-se empobrecida, e vivia em miséria para o resto de sua vida. O primeiro de seus numerosos escritos, principalmente científicas e políticas, foi Lettres d'un habitante de Genève , que apareceu em 1802. Em 1817 ele começou em um tratado intitulado L'Industrie para propor sua visão socialista, o que ele mais desenvolvidos em L ' Organisateur (1819), um periódico sobre a qualAugustin Thierry e Auguste Comte colaborou.
A primeira publicação causou sensação, embora uma que trouxe alguns convertidos. Um par de anos mais tarde em sua carreira de escritor, Saint-Simon encontrou-se em ruínas, e foi forçado a trabalhar para ganhar a vida. Depois de algumas tentativas para recuperar o seu dinheiro de seu parceiro, ele recebeu apoio financeiro do Diard, um ex-funcionário, e foi capaz de publicar seu segundo livro em 1807: Introdução aux travaux scientifiques du siècle XIX . Diard morreu em 1810 e Saint-Simon encontrou-se pobre de novo, e desta vez também com a saúde debilitada. Ele foi enviado para um sanatório em 1813, mas com a ajuda financeira de parentes, ele teve tempo para recuperar sua saúde e ganhar algum reconhecimento intelectual na Europa. Em 1821 Du système industriel apareceu, e em 1823-1824 Catéchisme dos industriais .
...