Lealdade do Cliente
Tese: Lealdade do Cliente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raphafelipe10 • 28/8/2014 • Tese • 967 Palavras (4 Páginas) • 499 Visualizações
A globalização é uma das palavras que mais está em evidência nos dias atuais. Trouxe consigo a abertura dos mercados e o aumento da concorrência e competitividade do mercado no mundo inteiro. Levando as empresas a buscarem novas estratégias para sobreviverem.
Os clientes passaram a ter um valor maximizado para o potencial de uma organização. O esforço na retenção de clientes é, antes de tudo, um investimento que irá garantir aumento das vendas e redução das despesas.
Desenvolver essa consciência de fidelização na equipe é um desafio para um líder, especialmente no mercado atual, em que todo dia surge um novo cliente, e isso parece ser uma grande oportunidade para sua equipe agrega-los.
Segundo Vavra (1992) quando o mercado se abre para a concorrência, as empresas devem cortejar rapidamente seus clientes para eles permanecerem fiéis. Essas empresas devem expressar uma nova disposição em modificar seu produto de modo a atender as exigências dos clientes, procurando estabelecer uma real interação empresa-cliente, onde o cliente interage com a empresa, expondo suas necessidades e assim ajudando a empresa a lançar novos produtos.
Fidelização aos Clientes
Todo cliente espera sair satisfeito de uma transação comercial e também espera que a empresa esteja empenhada em satisfazê-lo. Mas ter um cliente satisfeito não garante sua fidelidade.
Primeiramente, os clientes precisam ser identificados, porque não se estabelece uma relação com quem não se conhece. A partir daí, aprender sobre eles, suas necessidades e seus desejos, utilizando essas informações para estreitar o relacionamento e conhecê-los cada vez mais. Isso dá à empresa um diferencial e cria barreiras de confiança tornando inconveniente a migração para um concorrente, por que o novo relacionamento começaria do zero, sem nenhum conhecimento de ambas as partes.
A manutenção de um relacionamento de longo prazo com os clientes é importante, pois leva a vantagem econômica e ao crescimento das receitas e lucratividade ao longo do tempo. A grande vantagem competitiva que sua empresa possui é o conhecimento de seus clientes. Todo resto à concorrência pode oferecer a qualquer momento.
Para Bogmann (2000), a empresa deve descobrir quem são seus clientes, buscar a melhor forma de atraí-los e de aumentar a sua fidelidade. Os clientes precisam ser identificados e compreendidos, buscando a satisfação e a fidelização como instrumentos de fortalecimento no mercado.
O princípio de qualquer relacionamento de liderança sadio deixa claro que temos de conquistar sempre respeito e confiança. Se com sua equipe é assim, com os clientes não será diferente, pois eles têm as mesmas necessidades que qualquer pessoa. Quando seus colaboradores constroem relacionamentos baseados na cordialidade, interesse mútuo e estão dispostos a ajudar, certamente farão seus clientes se tornarem superclientes.
Diante de uma variedade de ofertas de serviços, frente à concorrência, observa se cada vez mais a importância no que se refere ao relacionamento com o cliente, sua conquista e retenção no setor de serviços. Clientes fiéis não apenas consomem produtos ou serviços, mas, posteriormente, quando satisfeitos, tornam-se defensores dos mesmos.
O objetivo da fidelização é reter os clientes, evitando que migrem para a concorrência, e aumentar o valor dos negócios que eles proporcionam. O cliente deve ser tratado com prioridade, deve ser ouvido, acompanhando e tratado preferencialmente pelo nome e, acima de tudo, com respeito as suas decisões e opiniões.
Portanto métodos de fidelização dos clientes são essenciais para manter a competitividade, pois os clientes, foco da atenção de muitas empresas, aumentaram as suas expectativas e não se contentam simplesmente com o básico proposto pelas empresas.
Quando têm uma relação estreita com uma
...