O Início da segunda fase da industrialização brasileira e a dependência externa
Por: kurtmasterbolt • 17/11/2017 • Trabalho acadêmico • 455 Palavras (2 Páginas) • 369 Visualizações
DEVRY-FACIMP
Alunos
RELATORIO
O início da segunda fase da industrialização brasileira e a dependência externa.
Tem como início entre 1850 a 1930, em meio a esta fase ela pode ser caracterizada por pontos importantes, tais eles como:
- Lei Euzébio de Queiroz
- Substituição das importações no brasil
- Início da produção no brasil de produtos importados da Europa
- Capital da compra de escravos passou a ser usado na indústria
- Crescimento indústria têxtil
Nesta segunda fase teve um início do fim do trafico negreiro “navios negreiros que eram usados para traficar escravos” onde a ideia era industrializar o brasil., De fato não surtiu efeito imediato em vez de acabar, acabou ganhando mais força no brasil e apenas em 1870 com a fiscalização o trabalho escravo diminui, nesse período os grandes agricultores foram em busca de mão de obra assalariada os imigrantes.
A economia agroexportadora era o que aquecia o mercado brasileiro, tinha como fonte de dinamismo o mercado internacional no entanto ocorreu oscilações nos preços dos produtos (variavam de acordo com as crises e as condições dos países consumidores)
Por volta de 1906 ocorreu oscilações no café devido as condições de demanda ou seja o ciclo da economia mundial, que se refletem na demanda por café.
MEU ASSUNTO
A Guerra de Secessão foi motivada pela divergência que havia entre os dois grupos a respeito da abolição da escravatura e da extensão dos novos territórios que estavam sendo ocupados no oeste.
Causas principais
Os estados do Sul tinham uma economia baseada no latifúndio escravista e na produção, principalmente de algodão, voltada para a exportação. Enquanto isso, os estados do Norte defendiam a abolição da escravidão e possuíam suas economias baseadas na indústria. Esta diferença de interesses deflagrou o conflito.
Guerra
O conflito teve início em 1861 através de ações militares do Sul. Com duração de cinco anos, a guerra provocou a morte de aproximadamente 600 mil pessoas. Os estados do norte, mais ricos e preparados militarmente, venceram e impuseram seus interesses sobre o país.
Consequências
- A escravidão foi abolida, atendendo aos interesses dos estados do Norte. Apesar disso, os negros não tiveram nenhum programa governamental que lhes garantissem a integração social. Após a liberdade, foram marginalizados pela sociedade.
A região Sul foi ocupada militarmente até o ano de 1877.
- O processo de industrialização do Norte intensificou-se ainda mais, gerando mais riqueza na região. Por outro lado, o Sul passou por uma crise, perdendo influência política.
Links
https://www.suapesquisa.com/historia/guerra_de_secessao.htm
http://brasilescola.uol.com.br/historiag/guerra-secessao.htm
Segunda fase (1808 – 1930): Período marcado com a chegada da família real no Brasil, que autorizou a implantação de indústrias básicas. E também é caracterizado pela indústria têxtil, que acelera seu crescimento por conta da Guerra da Secessão nos Estados Unidos; com a guerra o país passou a importar tecidos de outras economias por conta da queda da produção de algodão.
...