O Projeto Integrado Multidisciplinar
Por: Thais Siqueira • 2/6/2021 • Projeto de pesquisa • 2.278 Palavras (10 Páginas) • 179 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA DE ENSINO
Thais Siqueira da Silveira
Projeto Integrado Multidisciplinar V
Análise Econômica Lojas Renner S.A
Taubaté - SP
2021
Thais Siqueira da Silveira
Projeto Integrado Multidisciplinar V
Análise Econômica Lojas Renner S.A
Trabalho multidisciplinar, apresentado a Universidade Paulista, como parte das exigências para a obtenção do título de Gestora Financeira.
Orientadora: Prof.ª(a) Ana Paula Polazzo
Taubaté - SP
2021
Thais Siqueira da Silveira
Projeto Integrado Multidisciplinar
Análise Econômica Lojas Renner S.A
Trabalho multidisciplinar, apresentado a Universidade Paulista, como parte das exigências para a obtenção do título de Gestora Financeira.
Taubaté, 30 de março de 2021.
BANCA EXAMINADORA
________________________________________
Prof. Ana Paula Polazzo
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo informar sobre o planejamento econômico e tributário a qual a empresa Renner admite em seus negócios, visando sempre o melhor para a companhia. Os dados expostos, com relação as demonstrações financeiras expõem o sucesso da empresa, conhecida como a maior varejista do Brasil, mesmo quando se trata dos índices de endividamento, comparada a seus concorrentes, a Renner se encontra em uma posição extremamente satisfatória. Assim como, seu planejamento tributário é composto por uma equipe de administradores e advogados totalmente aptos a buscar e realizar o melhor pela empresa em questões jurídicas causados pela fiscalização da fazenda. A matemática financeira exposta no trabalho equivale aos índices dos demonstrativos da companhia, que indicam se a empresa tem uma boa rentabilidade.
Palavras-chaves: Demonstrativos financeiros, planejamento tributário, matemática financeira, Lojas Renner S.A, estatísticas, concorrentes.
SUMÁRIO
1. Introdução......................................................................................... 06
2. Desenvolvimento..............................................................................
I. Descrição Organizacional...................................................... 07
II. Análise das Demonstrações Financeiras.............................. 09
III. Planejamento Tributário.........................................................11
IV. Técnicas da Matemática Financeira...................................... 12
3. Conclusão......................................................................................... 13
4. Referências....................................................................................... 13
INTRODUÇÃO
A empresa escolhida para a realização do trabalho e análise econômica estrutural, em questão, é a Loja Renner, conhecida como a propulsora em lojas de departamento 100% brasileira. A loja cresce a cada ano e com isso se transformou em uma das empresas mais bem sucedidas no mercado brasileiro, ganhando destaque nos índices da bolsa de valores de São Paulo e expandindo seus negócios para além do Brasil. Por esse motivo foi decidido que o trabalho fosse feito sobre a mesma, para facilitar a demonstrações dos dados e a facilidade de se aplicar o que foi ensinado nas aulas do trimestre.
I. Descrição Organizacional
A Loja Renner foi inaugurada em 1922 como parte do grupo A.J Renner, que constituía utensílios de construção, vestuário e objetos de uso pessoal, até os anos de 1966, a qual a Loja Renner de departamento decidiu se tornar independente do grupo, sendo assim constituída a nova Loja Renner S.A. Além disso, a empresa decidiu abrir seu capital, se tornando uma das empresas mais bem sucedidas no ramo empresarial da época, desse modo foi investida a expansão das lojas no Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Mais tarde, em 1979, a loja inaugurava o cartão Renner, possibilitando o parcelamento de compras, ocasionando maior capital girante da empresa.
Em 1998, 63% das ações que constituem a Renner foram compradas pela J.C Penney (empresa americana conhecida por ser varejista), a empresa justificou a compra como “um ótimo investimento
...