Resenha da Teoria do Desenvolvimento Capitalista
Por: César Souza • 13/9/2023 • Resenha • 268 Palavras (2 Páginas) • 84 Visualizações
O texto começa apontando o fato de Marx defender o uso da abstração como um poderoso recurso analítico para compreender as formas econômicas. Ele acreditava que, ao passar do mais abstrato para o mais concreto, a teoria poderia explicar e abranger um número cada vez maior de fenômenos econômicos na sociedade. No entanto, Sweezy lembra que a escolha do que abstrair e como aplicar esse método depende do problema em investigação e dos elementos essenciais desse problema.
Uma das principais questões abordadas é a importância da relação entre o capital e o trabalho na análise marxista. O autor argumenta que Marx concentrou-se na relação de troca entre o capitalista e o trabalhador e na luta de classes como elementos essenciais para entender a sociedade capitalista. Enfatiza que o capital é a força dominante na sociedade burguesa, e a relação entre o trabalho assalariado e o capital determina o caráter do modo de produção.
O texto também destaca a natureza histórica do pensamento de Marx. Para ele, a realidade social é um processo de transformação inerente a um conjunto específico de relações sociais. Marx via a sociedade como algo transitório, sujeito a mudanças e desenvolvimento, e não como uma estrutura fixa e imutável.
Por fim, o autor aponta que as análises de Marx devem ser compreendidas em diferentes níveis de abstração. O primeiro volume de "O Capital" inicia-se com uma análise abstrata das mercadorias e prossegue para as formas mais concretas de relação entre capital e trabalho nos volumes subsequentes. Essa progressão de abstração permite a compreensão dos resultados de Marx em seus contextos adequados e evita interpretações simplistas e conflitantes.
...