A PUBLICIDADE ENGANOSA POR OMISSÃO
Por: Marcelo Mendes Franca • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.359 Palavras (6 Páginas) • 318 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 Introdução
2 Analise Pesquisa de Mercado e Metodos Quantitativo
3 Sistemas de Informação
4 Direito Empresarial e do Consumidor
4.1 DESCUMPRIMENTO DO PROMETIDO EM PUBLICIDADE
4.2 PUBLICIDADE ENGANOSA POR OMISSÃO
4.3 PUBLICIDADE ENGANOSA
4.4 PUBLICIDADE ABUSIVA
5 Marketing de Vendas
6 Conclusão
7 Referencias
- INTRODUÇÃO
Neste trabalho de Tec. Marketing estarei apresentando ideia, características entre outras informações sobre alguns temas relacionados as matérias de análise e pesquisa de mercado e métodos quantitativos, sistemas de informações, direito empresarial e do consumidor e marketing de vendas utilizando sites de internet e conhecimento pessoal através de pesquisas realizada sobre o artigo enviado para estudo.
Objetivo de sanar dúvidas e demonstrar a importância dos temas estudado para que um Marqueteiro possa entender o que ele tem como objetivo, trabalhar em empresas sendo elas grandes ou pequenas. Mostrar também alguns cuidados que deve se ter na hora de abrir uma empresa, para que a mesma não se prejudique com algumas propagandas.
- ANALISE PESQUISA DE MERCADO E METODOS QUANTITATIVO
Para melhor atender um mercado-alvo, as organizações devem dispor de informações relevantes sobre seu campo de atuação, seu negócio, sua concorrência e especialmente seus clientes. O processo de pesquisa de mercado consiste na definição do problema e dos objetivos de pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados para administração. Ao realizarem pesquisa, as organizações devem decidir se devem coletar os dados ou usar dados já disponíveis. Devem também decidir sobre qual será a abordagem da pesquisa (observação, grupo focal, levantamento, experimental) e que instrumento (questionários ou dispositivos mecânicos) usar.
A principal razão para uma organização adotar a pesquisa de mercado é a descoberta de uma oportunidade de mercado. Uma vez com a pesquisa concluída, a empresa deve, cuidadosamente, avaliar suas oportunidades e decidir em que mercados entrar. Os mercadólogos dependem ainda da pesquisa de mercado para determinar aquilo que os consumidores querem e quanto estão dispostos a pagar. Eles esperam que este processo lhes confira uma vantagem competitiva sustentável.
A pesquisa de marketing teve influência nos produtos da CROCS, pois era necessário saber o que o público brasileiro esperava de um produto novo que nunca tinha sido experimentado por ninguém. E mostrar para as pessoas que além de ser um produto novo e inovador teria um preço acessível para todos os públicos. Os pontos fortes do produto são o conforto, preço, praticidade. Os pontos fracos seriam um material frágil, e de rápido desgaste.
- SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
A informação tem um papel fundamental na vida de uma empresa, principalmente para o consumidor, a informação que chega até esse consumidor é a que vai fazer com que ele decida se vai comprar determinando produto ou não, é a visão que outras pessoas, revistas, jornais e rádios tem sobre a sua empresa.
O sistema de informação e muito importante em uma empresa pois ele facilitara o atendimento ao consumidor e a organização dentro da empresa, como também mostrara que sua empresa tem capacidade de expandir seus negócios. E também ajudara com que sua empresa seja bem falada entre seus consumidores.
- DIREITO EMPRESARIAL E DO CONSUMIDOR
Existem vários tipos de publicidades que enganam o consumidor, oferecendo, por exemplo, produtos que não cumprem o que prometem. A CROCS deve ter cuidado com o descumprimento do prometido em publicidade, a publicidade enganosa por omissão, a publicidade enganosa e a publicidade abusiva. Falarei especificamente delas abaixo:
- DESCUMPRIMENTO DO PROMETIDO EM PUBLICIDADE
Toda publicidade obriga o fornecedor que a fizer veicular na integra o contrato a ser celebrado.
O descumprimento da oferta pelo fornecedor dá ao consumidor o direito de exigir, entre as seguintes alternativas, a que melhor lhe convier (art. 35, Código de Defesa do Consumidor):
- O cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta;
- Outro produto ou outra prestação de serviço equivalente;
- A rescisão do contrato e a devolução do valor pago, acrescido da devida correção monetária.
É resguardada também a reparação por eventuais perdas e danos (arts. 6º, VI, e 35, Código de Defesa do Consumidor).
- PUBLICIDADE ENGANOSA POR OMISSÃO
A publicidade é dita enganosa por omissão quando o fornecedor deixa de informar, na publicidade, dados essenciais do produto ou do serviço, levando o consumidor a cometer um erro quanto às suas características (art. 37, parágrafo 3º, Código de Defesa do Consumidor).
...