A importância dos relacionamentos ou do marketing relacional
Projeto de pesquisa: A importância dos relacionamentos ou do marketing relacional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 8/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.211 Palavras (5 Páginas) • 395 Visualizações
Introdução
O mercado tem passado por grandes mudanças e com isso novas oportunidades surgiram, mais com elas surgiu também ás ameaças. E com todos esses acontecimentos entra o marketing de relacionamento nas empresas, onde as empresa vai buscar ter um bom relacionamento com seus clientes para que assim possa sobreviver no mercado competitivo, e assim gerar lucro para empresa. Para que a empresa não sofra nada de ruim, é necessário que a mesma tente identificar qual a necessidade do seu cliente para poder satisfazê-lo e a partir daí, identificar fatores que poderão ser adicionados ao valor final ao valor final do produto.
2. Objetivos
2.1 Geral
Expor de forma clara e sucinta, a importância do marketing relacional ou de relacionamento para a maximização da economia nas vendas.
2.2 Especifico
• Ressaltar a importância do relacionamento ético e agradável entre empresa e cliente;
• Demostrar como pode-se melhorar a interação entre cliente e vendedor;
• Conceituar o porquê da maximização de capital e da boa relação com os clientes.
3. Fundamentação teórica
O marketing de relacionamento é um dos mais importantes dentro da empresa, pois é onde á empresa vai buscar ter um bom relacionamento com seu cliente, para que a parti daí possa passar a oferecer seus produtos e com isso conseguir mais lucro pra sua empresa.
Muitas empresas utilizam o marketing de relacionamento, pois é uma forma da empresa se aproximar de seus clientes, e assim identificar suas necessidades e satisfazê-las, e com isso a empresa aumentar ainda mais seu lucro, é importante também que a empresa sempre estabeleça uma conexão com os seus consumidores tal que a sua organização seja regularmente procurada para fornecer ajuda que é muito valioso para empresa.
Segundo a Kotler (1998, p. 619) o marketing de relacionamento é uma forma atual do sistema de comercialização, pois faz parte do processo existente na venda, em suas três fases: pré-venda, pós-venda, pois é onde a partir daí que o trabalho da venda vai começar. E quando a empresa partir a conhecer os hábitos e costumes de seus clientes é que as empresas conseguem qualquer ação, surpreendendo e fazendo-se presente em seu cotidiano.
A maior preocupação das empresas hoje em dia, é como elas vão se relacionar com seu cliente, já que este é o proposito de toda empresa, onde a mesma vai procurar vantagem competitiva diante dos seus concorrentes e destaca-se no mercado competitivo. O objetivo maior também da empresa é manter-se o cliente através da confiança, credibilidade e a sensação de segurança transmitida pela organização, construindo relacionamentos duradouros que contribuam para o crescimento do desempenho nos resultados sustentáveis da empresa. Kotler (1998, p.619), “o custo de atrair novos consumidores é cinco vezes maior que o custo de manutenção do atual consumidor.” Logo, é necessário muito esforço para deixar seus consumidores satisfeitos a abandonar seus fornecedores atuais, situação esta agravante perante o mercado que está altamente competitivo.
Segundo (GORDON, 1999) o marketing de relacionamento possibilita relações entre as organizações e seus clientes, e com isso a empresa vai ter um relacionamento mais duradouro do que apenas simples transações eventuais e assim sempre fazer parte de mesma.
Segundo Kotler (1998) a empresa serve no mercado para atende com as necessidades dos clientes. O marketing de relacionamentos é uma forma que a empresa busca criar valor pela disciplina de intimidade com o cliente e tornar a oferta tão adequada que o cliente prefira manter-se fiel ao mesmo fornecedor. As empresas passam a conhecer tão bem os seus clientes que não é nem preciso buscar novos fornecedores e ser obrigado a ensinar novamente a esse novo fornecedor suas necessidades.
Segundo outros autores criar e manter um bom relacionamento com os clientes e uma chave muito importante para que haja uma satisfação ao cliente, fazendo com que o cliente se identifique com a empresa.
Segundo (CHIAVENATO (2004, p. 5) as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. E para as pessoas, as organizações constituem o meio através do qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais com custo mínimo de tempo, de esforço e de conflito.
Segundo Kotler e Armstrong 2004 a função do marketing é lidar com clientes, dando mais valor e o satisfazendo, o marketing esta ao nosso redor buscado criar, entender, comunicar ações em que o cliente se torne satisfeito e fiel, definindo o marketing “como processo administrativo e social pelo qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca de produtos e valor com os outros.
4. Justificativa
A escolha pelo presente tema consiste em uma análise de um dos problemas mais sérios vistos nas empresas: a falta de relacionamento agradável, simpático e ético nas empresas. A partir disso, enxergou-se a necessidade de desenvolver ideais básicos e simples que podem melhorar a forma de atendimento, interação e relacionamento entre empresa-cliente e cliente-possíveis clientes.
É imprescindível que nos tempos de hoje as pessoas buscam algo que lhes agrade e os façam se sentir importante. Vê-se a influencia de tais comportamentos citados para impulsionar o cliente demandante a comprar cada vez mais e melhor, aumentando consequentemente o patrimônio da entidade.
5. Relevância
A influencia que este projeto abrange, está na intenção de demostrar ás pessoas que o bom relacionamento, proativo e ético, pode ser um grande diferencial das empresas atuais. O marketing tem uma crescente relevância em todas as suas escalas, e por isso, ele pode desenvolver temas revolucionários se trabalhados voltados à economia. ´´A propaganda é a alma do negócio´´, desde que este esteja apto a ter alma empreendedora em seus relacionamentos primeiramente.
6 Metodologia
Por serem características bibliográficas, explicativas, expositivas e de campo, o projeto em questão teve base em pesquisas bibliográficas, leituras de livros, artigos científicos e sites de pesquisa. Assim como foi realizada uma pesquisa de campo na cidade de Mauriti, onde foram entrevistadas dez pessoas aleatórias para saber qual a necessidade e opiniões das mesmas, na intuição de se ter conhecimento a cerca de relacionamento entre empresa e cliente.
7 Problema
Tendo em vista o mau atendimento de muitos vendedores no município de Mauriti, primeiramente, valida-se o problema: empresas querem maximizar seus investimentos em torno das vendas mas muitas vezes não enxergam a forma negativa em que os vendedores da empresa se relacionam no mercado da trabalho e na abordagem dos clientes; atualmente não se vê nas empresas o cliente como o demandante e como fator condicionante para estabilidade da empresa.
8 Hipótese
Para alcançar a solução do problema e empecilho exposto pretende-se citar método que empresas do mundo afora utilizam para conquistar e fidelizar seus clientes. Os principais ideias de melhoria no atendimento serão citados no intuito de apresentar verdadeiramente como colocar o marketing de relacionamento nas empresas.
6. Referencias
http://www.emailmanager.com/br/blog/13/1460/a-importancia-do-marketing-de-relacionamento-nas-empresas.html
www.abramark.com.br
http://www.appbrasil.net/profiles/blogs/a-import-ncia-do-marketing-de-relacionamento-para-sua-empresa
...