Brasil Food Trends - Embalagens
Por: Marcos Barreto • 23/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 420 Palavras (2 Páginas) • 409 Visualizações
- Daniel Bonfim
- Embalagens do futuro x Pilar ambiental da sustentabilidade
- Redução das emissões de gases de efeito estufa (carbon footprint)
Quando se trata de materiais recicláveis ou de fontes renováveis, o termo Carbon Footprint está presente, principalmente pela sua influência sobre a indústria de alimentos e bebidas. A logística de transporte é um fator importante para redução de emissão de gases de efeito estufa, uma vez que isso altera a agricultura,
- Redução do consumo de recursos naturais
Em uma ida ao mercado, é notável a presença de embalagens como, garrafas de refrigerante, garrafas de vidro e latas de aço com peso reduzido. Isso ocorre devido ao menor uso de recursos naturais, o que favorece o meio ambiente, e em alguns casos, o preço se torna mais acessível como por exemplo, a garrafa retornável.
- Emprego de matérias-primas de fonte renovável
Os Biopolímeros são derivados de matérias-primas de fontes renováveis, que podem reduzir o consumo de matérias-primas de origem fóssil. No Brasil, a utilização de biopolímeros deve levar em conta a origem (fonte renovável) e incentivar processos e programas de reciclagem, otimizando seu ciclo de vida.
- Emprego de matérias-primas recicladas
O emprego de matérias-primas recicladas provenientes de embalagens usadas deverá crescer a medida que surge novos processos de reciclagem. Há uma expectativa de aumento da taxa de reciclagem de diversos materiais, a partir da aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sobre o manejo e tratamento dos resíduos sólidos gerados pela sociedade em geral. Essa política pretende criar um sistema de gestão e distribuição de responsabilidades, para que os materiais pós-consumo não sejam descartados de maneira inadequada e passem por processos de reciclagem ou sejam reaproveitados.
- Embalagens do futuro x Pilar social da sustentabilidade
Foi comprovado por meio de pesquisas, que uma parcela da amostra da preferência a marcas envolvidas em ações socioambientais, o que revela uma crescente valorização dessas ações. A nova atitude das empresas, capitalizada por um discurso eficiente, teve consequências positivas como, fidelidade a marcas e produtos, valorização acionária, obtenção de mídia espontânea, isenções fiscais e maior motivação dos empregados.
- Visão integrada e holística
As empresas tem procurado a redução do uso de recursos naturais e de combustíveis, a utilização de matérias-primas de origem renovável, a reciclagem no pós-consumo, a redução do carbon footprint e, uma visão integrada da cadeia por meio da Avaliação do Ciclo de Vida.
Os consumidores mostram-se cada vez mais conscientes e capazes de refletir a respeito de seus atos de consumo e como esses atos repercutirão sobre eles mesmos e as relações sociais, a economia e a natureza.
...