TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case Burberry

Por:   •  23/11/2015  •  Artigo  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5

Case Burberry

Em uma cidade onde o clima chuvoso e frio são predominante, qual item de roupa de melhor representa esse clima inglês? O trecho coat, claro.  E quem faz o trench mais icônico do mundo? A Burberry, sem dúvidas.

A grande tacada de Thomas Burberry foi desenvolver um tecido impermeável, resistente que foi batizado de gabardine e virou matéria-prima de capas de chuva que facilitava a vida de esportistas, exploradores e pessoas que precisavam, ou gostavam de estar ao ar livre. Devido à praticidade do gabardine o jovem Thomas Burberry, desenvolveu casacos para os oficiais do exercito, e logo depois também a criação do verdadeiro Trech Coat, fato que ajudou a aumentar sua popularidade.

Com o crescimento da marca, a Burberry começou a sua internacionalização na década de 1970, e isso fez com que a sua marca tivesse uma loja âncora inaugurada em plena Manhattan. Mas nem tudo foi glamour na história da tradicional marca britânica. Na segunda metade do século XX, a marca em si ficou perdida no acelerado mundinho fashion e relacionada a um público acima de 50 anos. A empresa tinha uma excelente base, mas perdera o foco no processo de expansão mundial. Tinha 23 licenciados no mundo todo, cada qual fazendo algo distinto, a marca passou a não ter controle dos produtos que estavam sendo vendidos, e ainda eram comercializados por diferentes preços, qualidade, design, por distribuidores e armazenistas não aprovados. A linha de produtos incluía coisas como roupinhas e coleiras para cachorro. Uma grande marca global não tem gente ao redor do mundo criando e produzindo o que lhe der na telha. Então ficou claríssimo que para a Burberry ser uma grande grife de luxo mundial, pura, teríamos de ter um único diretor de design, onde tudo que fosse criado teria que passar pela as mãos do único diretor. Pois nas lojas mais sofisticadas nem sequer tinham estoque de seus produtos e a empresa parecia condenada a uma velhice  eterna, não tinha produtos exclusivo ou convincente. Na minha opinião, mercado do luxo, estar por toda parte é fatal, ou seja, a marca deixou de ser um luxo. A Burberry estava tornando onipresentes. A Burberry tinha de ser mais do que um cultuado ícone britânico. Tinha de se transformar em uma tremenda marca de luxo global capaz de competir com rivais muito maiores.

Em vez que tentar a atingir o mundo todo, em todo parte, o foco da marca passou a ser o consumidor de luxo do futuro, ou seja,  a geração do milênio. E eram consumidores que estavam sendo ignorados por seus concorrentes, então a marca encontrou um espaço que estava em branco para apostar.  Mas, essa nova geração não conhecia o carro-chefe da Burberry, então a marca precisou criar garbadines novas, bacanas, tão interesse que o consumidor voltaria várias vezes.         

A primeira iniciativa foi de atualizar imagem da marca, introduziram um novo logotipo da marca, e também uma embalagem contemporânea. Em relação ao mix de produtos oferecidos pela Burberry nota-se que são divididos em linhas, sendo que cada uma tem suas peculiaridades:  Burberry Prorsum tem como foco desfiles de moda e editorial, produzido em quantidades limitadas, são produtos com valor um pouco mais caro, misturando estampas e cores, sobrepondo peças, embaralhando o clássico com o novo. A linha Burberry London  é a linha principal, coleção mais extensa e popular, é apresentado em duas coleções para a primeira/ verão e outono/inverno para homens e mulheres. São vendidos exclusivamente para o Japão duas linhas a Burberry Blue e Burberry Black. A marca também produz perfumes e uma gama de acessórios, a as bolsas representam a maior categoria de acessórios.

Outra providência para dar um up na marca foi contratar o fotógrafo Mario Testino para cuidar das campanhas publicitárias e recrutar Kate Moss, a modelo que tem uma das imagens mais valiosas do mundo da moda, para ser a garota-propaganda da marca. O fato implicou na mudança da faixa etária do público-alvo, de 50 para 30 anos, mas sem perder os tradicionais compradores, ou seja, a marca se expandiu e passou agradar todas as gerações. A fim de gerar e sustentar uma identidade de marca, todas as atividades de marketing Burberry são geridas a partir de Londres. A marca passou a trabalhar com publicidades, desfiles de moda e editorial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com