Concessões Ferroviarias
Tese: Concessões Ferroviarias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joicetche • 11/9/2014 • Tese • 390 Palavras (2 Páginas) • 212 Visualizações
Concessões Ferroviárias
11.000 km. Investimento estimado: R$ 99,6 bi.
Contato: Secretaria Executiva de Atendimento ao Investidor
Tel: + 55 (61) 3426-3723
Email: investidor@epl.gov.br
Em 15 de agosto de 2012, o Governo Federal brasileiro lançou o Programa de Investimentos em Logística. O programa inclui um conjunto de projetos que contribuirão para o desenvolvimento de um sistema de transportes moderno e eficiente e serão conduzidos por meio de parcerias estratégicas com o setor privado, promovendo-se sinergias entre as redes rodoviária e ferroviária, hidroviária, portuária e aeroportuária.
No setor ferroviário, o programa prevê investimentos de R$ 99,6 bilhões em construção e/ou melhoramentos de 11 mil km de linhas férreas.
O programa ferroviário tem como diretrizes principais: provisão de uma rede ferroviária ampla, moderna e integrada; cadeias de suprimentos eficientes e competitivas; e modicidade tarifária.
O programa contempla um novo modelo de concessão, em que os concessionários serão gestores da infraestrutura ferroviária, responsáveis pela infraestrutura, sinalização e controle da circulação de trens.
A concessão, pelo prazo de 35 anos, contemplará ferrovias de bitola larga (1.600 mm) com alta capacidade de carga e traçado geométrico otimizado que permita maiores velocidades (80 km/h).
Estrutura do Modelo de Concessão
1. A Concessionária detém o direito de exploração da infraestrutura ferroviária.
2. A Valec compra a totalidade da capacidade da Ferrovia, remunerando a Concessionária por uma Tarifa (Tarifa pela Disponibilidade da Capacidade Operacional - TDCO).
3. A Valec subcede, a título oneroso, o direito de uso de capacidade de tráfego a Operadores Ferroviários.
4. A Concessionária presta serviços de operação diretamente aos Operadores, que a remuneram através de outra Tarifa (Tarifa de Fruição), na medida da utilização da Ferrovia.
Com vistas a reduzir o risco do investidor, a empresa estatal Valec comprará anualmente toda a capacidade operacional da ferrovia e fará ofertas públicas da capacidade adquirida, garantindo-se o direito de passagem na circulação de trens ao longo de toda a malha.
Financiamento Público
O modelo de concessão prevê investimentos para serem realizados durante os primeiros cinco anos de contrato. Os bancos públicos brasileiros poderão financiar até 70% do valor do investimento a uma taxa de juros de até 2,0% mais a TJLP.
Antecipação de Receitas por Disponibilização de Capacidade
A Valec antecipará receitas pela disponibilidade da capacidade operacional durante o período de obras, em valor equivalente a 15% do CAPEX total de referência - a serem abatidas linearmente durante os anos operacionais da remuneração ordinária, desde que o concessionário cumpra o cronograma de execução física.
...