Definição De Conflitos
Artigos Científicos: Definição De Conflitos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mmartin • 28/10/2014 • 359 Palavras (2 Páginas) • 325 Visualizações
Definição de Conflitos
Existem muitas definições de conflito. Apesar dos diferentes sentidos que o termo acabou por adquirir, diversos temas comuns encontram-se na maioria das definições. O conflito precisa ser percebido pelas partes envolvidas; a existência ou não do conflito é uma questão de percepção. Se ninguém tiver noção de sua existência, costuma-se estabelece que ele não existe. Outros aspectos comuns nas definições são a oposição ou incompatibilidade e alguma forma de interação. Esses fatores estabelecem as condições que determinam o ponto inicial do processo de conflito.
Podemos definir conflito, então, como um processo que em início quando uma das partes percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente, alguma coisa que a primeira considera importante.
Essa definição é propositalmente ampla. Descreve aquele ponto em qualquer atividade quando a interação ‘’passa dos limites’’ para se tornar um conflito entre as partes envolvidas. Engloba um amplo escopo de conflitos experimentados pelas pessoas nas organizações – in compatibilidade de objetivo, diferenças de interpretação dos fatos, desacordos baseados em expectativas de comportamento e assim por diante. Finalmente, nossa definição é suficientemente flexível para concluir todos os níveis de conflitos – dos atos explícitos e violentos até as formas mais sutis de desacordo.
Roberto – É o gerente de exportação da EP térmicos, que precisa ampliar negócios no mercadoargentino, mas se depara com problemas no momento de introduzir novo distribuidor, e pelo fato de “La Distribuidora se considerar distribuidor exclusivo”.
O conflito existente é que a EP Térmicos precisa maximizar o desempenho em vendas no exterior e obter resultados imediatos, em face da situação vivenciada pela empresa: em especial na Argentina, onde o desempenho encontrava-se baixo por meio de seu únicodistribuidor “La Distribuidora” que não disponibilizava de recursos para financiar as operações no mercado local, dependendo de um sócio financista para seguir com a distribuição, limitando uma carta decredito por mês, que explicava os problemas com a demora em receber as cartas de credito e limitação do desempenho em termos de mercado da La Distribuidora. Esta por sua vez atribui sua dificuldade à agressividade da concorrência e aos elevados custo que possuem, muito em função dos preços praticados pela EP térmicos e pelas condições de comercialização.
...