TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Email Marketing - Uma Poderosa Ferramenta

Por:   •  5/8/2015  •  Artigo  •  3.542 Palavras (15 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 15

RESUMO

Neste presente paper procuramos apresentar como o e-mail marketing pode ser uma poderosa ferramenta quando falamos em comunicação e venda. Como as empresas devem aplicar o e-mail como canal de comunicação para manter contato com seus clientes. A viabilidade e eficácia do e-mail marketing se dá devido ao fato de ser um recurso de baixo custo, permite personalização da comunicação com o cliente, aumenta o número de clientes, as repostas via e-mail são imediatas e o acompanhamento de resultados são em tempo real. Este paper também irá mostrar as diferentes formas de ações do e-mail marketing, as principais utilizações, como captar contatos, ferramentas, o que difere o e-mail marketing dos temidos spams e as boas práticas para o e-mail ser utilizado de forma correta como ferramenta de marketing direto respeitando normas e procedimentos pré-definidos, analisando o retorno gerado através de relatórios e análise gráficas gerando campanhas cada vez mais otimizadas.

Palavras Chaves: email; marketing; spam; resultados; vendas; promoção; contatos; comunicação.

INTRODUÇÃO

A correta utilização do email marketing pode agregar muito valor para as empresas que pretendem se posicionar com sucesso em um mercado que demanda conhecimento de novas tecnologias. O uso do email para fins comercias apresenta importantes vantagens de custo e de agilidade em relação a outros meios de comunicação. O processo de montar a mensagem, reproduzi-la e colocá-la ao alcance dos olhos de centenas de milhares de pessoas é feito em pouco tempo.

Pretendemos mostrar neste paper quais as finalidades e vantagens do email marketing para as empresas, como planejar, escolher o conteúdo e designe para que este esteja adequado. As regras a seguir devem auxiliar no desenvolvimento de forma a melhorar o resultado final das ações de email marketing efetuadas.

1. EMAIL MARKETING

O termo email marketing, refere-se à utilização do email com objetivos mercadológicos .

O e-mail marketing é uma ferramenta utilizada para relacionamento com o cliente. Um simpático link no e-mail possibilita o destinatário visitar um site, retornar uma resposta, participar de uma promoção ou exclusão da mensagem. Outra característica interessante do e-mail marketing é que em um curto período de tempo uma mesma mensagem é enviada para milhares destinatários.

2. PRINCIPAIS UTILIZAÇÕES DO EMAIL MARKETING

Entre as principais utilizações do email marketing está o envio de mala direta eletrônica, mas existe outras formas de usa-lo. As principais utilizações são:

Os email de rotina que são os emails informativos, geralmente disparados automaticamente pelo sistema, que geram confiabilidade e segurança. Um exemplo disso é o cliente que acabou de realizar uma compra e recebe imediatamente um email da empresa agradecendo, confirmando os dados da transação e fornecendo informações adicionais, das quais ele possa vir a necessitar. É importante que as informações fornecidas sejam objetivas e esclarecedoras, a fim de evitar que o usuário tenha o trabalho de contatar a empresa para tirar dúvidas.

Email de suporte ao cliente, é o canal que permite ao cliente se comunicar com a empresa de forma fácil, rápida e barata. É importante, nesse caso, que a resposta, além de rápida, seja personalizada e, principalmente, que atenda de forma efetiva a solicitação do cliente, para evitar que empresa perca credibilidade, ao invés de adquiri-la. Um exemplo é o tradicional “Fale conosco” exposto em local bem visível do site.

O Email marketing como gerador de vendas, embora possa ser confundida com a newsletter, a mala direta eletrônica visa um retorno rápido, por meio do aumento nas vendas e, geralmente, não tem uma frequência de envio regular. É o caso dos boletins com ofertas de produtos e promoções, após ter adquirido algum produto ou ter fornecido seu email para essa finalidade. É o caso, também, das malas diretas não autorizadas enviadas para milhares de internautas, o “spam”. Diferentemente da mala-direta eletrônica, enviada para clientes ou visitantes cadastrados, o Spam se caracteriza pelo envio da mensagem a um imenso número de endereços de emails, obtidos sem o consentimento de seus proprietários. Sem entrar em questões éticas, que por si só já justificariam a sua não utilização, o spam não é recomendável para nenhuma empresa. As ferramentas anti-spam, como os filtros de email adotados pelos grandes provedores de acesso, estão cada vez mais eficientes, o que diminui substancialmente o volume de emails que chegam aos destinatários; e aqueles que chegam, geram, na maioria das vezes, muito mais raiva e incômodo do que vendas. Isso sem contar os problemas legais e punições dos provedores de acesso, a que estão sujeitos os spammers.

Assim como outros instrumentos de web-marketing, o email precisa ser utilizado corretamente. Nessas condições, torna-se uma poderosa ferramenta, geradora de relacionamento, identificação de marca e aumento nas vendas, além de propiciar um retorno sobre investimento extremamente positivo.

O email newsletter, é gerador de fidelização, um canal de comunicação que visa manter viva, no cliente potencial, a lembrança da empresa e seus produtos, estimulando credibilidade e confiança. Uma Newsletter é um boletim enviado periodicamente aos clientes e visitantes do site. Neste formato, é fundamental a relevância do conteúdo para que haja interesse na leitura e na continuidade do recebimento. Se a newsletter não oferecer nada de útil ao público-alvo, é melhor não a enviar, pois o resultado será nulo.

3. ETAPAS NA IMPLANTAÇÃO DO E-MAIL MARKETING

Pode-se optar por terceirizar o programa de email marketing, o que eliminaria muitas das etapas seguintes, porém levando-se em consideração os custos e o fato que os clientes são o patrimônio mais importante para uma empresa, é de extrema importância conhecer e ter o controle total do processo. Para isso, as principais etapas são:

Montar a infraestrutura. Criar formulários de entrada de dados no site para cadastrar os endereços de e-mail fornecidos, preparar produtos ou benefícios como estímulo para seus visitantes deixarem o endereço.

Montar as listas de emails. Nos Estados Unidos, são comuns empresas que fornecem listas de email opt-in. No Brasil também existem, mas não são tão comuns e dificilmente saberá se realmente trata-se de uma lista autorizada. Recomenda-se que seja construída uma lista de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com