Estratégias de Marketing FGV
Por: feamitrano • 15/9/2024 • Trabalho acadêmico • 1.798 Palavras (8 Páginas) • 31 Visualizações
PLANO DE MARKETING
Introdução
Segundo Al Ries e Trut (1995) o marketing é o desenvolvimento da marca na mente de quem consome. O plano de marketing a ser elaborado durante a execução desse trabalho tem como objetivo principal consolidar o produto e fidelizar os clientes da marca Prawer, a primeira fábrica de chocolates artesanais do Brasil, e aumentar sua área de atuação através da expansão demográfica de seu mercado consumidor.
A empresa Prawer teve sua fundação em 1945, desde então tendo investido na imagem e slogan “1º Chocolate Artesanal do Brasil”. Entre suas principais características estão o compromisso com a utilização de matéria prima de qualidade e mão de obra dedicada nos mais de 250 produtos oferecidos pela marca. Demograficamente a empresa possui hoje 5 lojas em Gramado, duas em Porto Alegre e uma em Santa Maria a empresa atua com lojas próprias e franquias. Além disso há representatividade em parceiros comerciais em diferentes regiões do país, além da utilização de plataforma de e-commerce.
No site da empresa (https://www.prawer.com.br/) não foi possível encontrar a visão, missão ou valores da empresa. Como estratégia de marketing já em aplicação o site apresenta o Clube do Chocolate, programa em que o assinante recebe mensalmente amostras de produtos da empresa, com a vantagem de receber em primeira mãos as novidades da marca no confrorto de susas casas e com valores promocionais.
O site direciona ainda para as redes sociais onde somente na rede Instagram a empresa conta com mais de 74 mil seguidores com os quais há intersação através de 1055 publicações da empresa até Julho/2024 (https://www.instagram.com/prawerchocolates/).
Desenvolvimento
A análise de ambientes de marketing tem como objetivo avaliar o ambiente em que a empresa está inserido e garantir que o plano de marketing seja capaz de avaliar as possíveis mudanças e transformações nesses ambientes, antecipando adaptações que possam ser requeridas no plano da empresa.
Análise Microambiente:
Quando analisado seu quadro de funcionários a Prawer é considerada uma empresa de grande porte, possuindo entre 201 e 500 funcionários segundo dados do Linkedin (https://www.linkedin.com/company/prawer-chocolates-gramado/about/). Sua mão de obra é especializada e a fabricação dos chocolates é artesanal. Sua matéria prima de alta qualidade tem origem nacional, e a cartela de fornecedores é restrita.
Entre os concorrentes diretos destaca-se outras marcas igualmente reconhecidas na região de Gramado – RS como Lugano, Chocolate Caseiro Planalto e Florybal, entre muitos outros.
Para expandir sua ártea de atuação a Prawer possui alguns parceiros que podem ser considerados intermediários em outras regiões do Brasil. Em geral são cafés ou lojas especializadas em chocolates finos, que realizam a revenda dos produtos Prawer em suas empresas.
Como cliente final a Prawer tem grande atuação com o mercado de turismo de Gramado e região, que entre as belezas locais chegam à cidade buscando amostras dos famosos “Chocolates de Gramado”
Análise Macroambiente:
No aspecto econômico as estratégias da Prawer podem ser altamente impactadas por mudanças no cenário econômico por terem efeito rápido e direto no turismo da região – principal componente de clientes da empresa.
No aspecto ambiental tem-se o efeito direto do ambiente na qualidade e disponibilidade de matéria prima. Segundo Vanuza Lima, presidente da Associação Nacional dos Produtores de Cacau a produção nacional ainda sente os efeitos da doença Vassoura de Bruxa que dizimou produções inteiras de Cacau na Bahia nos anos 80 (Gandra, 2023). A escasses de matéria prima bem como a necessidade de importação de parte dessa matéria tem impacto direto nas estratégias da Prawer.
Dentre os apectos legais tem-se o impacto das legislações aplicadas aos fabricantes de chocolates, que regulamenta inclusive a composição mínima de cacau nos produtos para que possam er comercializados como chocolates.
Pesquisa de Mercado:
Como pesquisa de mercado pode-se aplicar duas frentes para embasar o plano de marketing da Prawer, seguindo uma abordagem de pesquisas primárias onde partiremos do zero (sem base de comparação com pesquisas anteriores), e uma segunda abordagem como pesquisa secundária, avaliando os números do mercado nacional.
Planejamento de Pesquisa Primária:
Objetivo da Pesquisa: entender qual a percepção e aceitação dos produtos da marca Prawe com publico consumidor das lojas da cidade de Gramado. Foco em consumidores de ambos os sexos, com idade superior a 35 anos e que sejam turistas em visita à cidade. Objetivo: mapear as melhorias possíveis em produto e atendimento cisando ampliar as lojas para demais localidades com alto turismo em outras regiões do país. A pesquisa se dará de forma qualitativa, ou seja, visando buscar respostas que tradiuzam o sentimento dos clientes em relação a marca. O questionário deverá ser aplicado de forma presencial nas cinco lojas da marca na cidade de Gramado, com foco nos clientes que efetivem compras na loja. Entre os resultados esperados estão o direcionamento de público-alvo, entendimento de outros destinos considerados por esse mesmo publico além da captação de percepção dos clientes sobre qualidade, apresentação e custos do produto.
Em uma segunda abordagem sugere-se uma pesquisa secundária que avalie as demais regiões e ou cidades do país com potencial para recebimento do mesmo perfil de turistas e entendimento de como está a oferta de produtos de chocolate nessa região – incluindo uma análise focada nos números de consumo de chocolate no país.
Análise Competitiva:
Abaixo apresenta-se a análise competitiva da Prawer através da matriz SWOT. A matriz tem por objetivo destacar as forças e fraquezas da empresa, além de analisa as oportunidades e ameaças do negócio:
Pontos Fortes
Matéria Prima utilizada de alta qualidade;
Produção artesanal e sustentável;
Marca reconhecida localmente;
e-Commerce
Clube do chocolate
Pontos Fracos
Custo elevado
Baixa visibilidade no cenário nacional
Restrição
...