FUTURO DO TRANSITO EM SÃO PAULO
Por: Dvictor Santos • 27/11/2018 • Resenha • 428 Palavras (2 Páginas) • 128 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM- CEULS/ULBRA
O FUTURO DO TRÂNSITO EM SÃO PAULO
SANTARÉM 2018
O FUTURO DO TRÂNSITO EM SÃO PAULO
SANTARÉM 2018
Trabalho usado como requisito avaliativo para obtenção da nota parcial no G2 na disciplina de Transporte e Trafego Urbano do curso de Engenharia Civil ministrada pelo Prof. Glairton Nogueira.
RESENHA: O FUTURO DO TRÂNSITO EM SÃO PAULO
Um sistema de transporte coletivo que possui via exclusiva. Isso possibilita sua rapidez e evita transtornos como os engarrafamentos tão comuns nos dias de hoje, além de se reduzir a quantidade de gases poluentes. No documentário, questiona-se o alto investimento financeiro que parte dos setores imobiliário e automobilístico faz nas cidades e que muitas vezes cria uma relação de interdependência entre eles: cada vez mais as cidades recebem novos empreendimentos imobiliários e estes muitas vezes são afastados dos centros das cidades, onde trabalha a maior parte das pessoas. Assim, cria-se a noção de necessidade de se adquirir carros, e, em vista da constante expansão territorial, propulsiona-se a necessidade de ampliação das ofertas para o seu tráfego. Isso torna mais difícil a aceitação da população ao uso do transporte coletivo. Outro ponto importante para o problema do trânsito em São Paulo e em outras regiões do Brasil é a criação de novas ciclovias. Porém, isso não irá fazer automaticamente com que milhares de pessoas passem a usar a bicicleta cotidianamente, mas é mais provável que essa seja uma mudança que pode levar anos, talvez décadas, inclusive porque a existência de ciclovia não é a única variável que as pessoas levam em consideração ao decidirem usar bicicleta.
documentário é que as cidades são planejadas para os carros, e não para as pessoas, e essa lógica precisa ser urgentemente modificada. Dessa forma, considera-se que as mensagens do documentário destinam-se a um público ampliado, não exclusivo a especialistas na área de planejamento urbano. Assim, essa obra pode ser vista tanto por pessoas que não têm um grande nível de apropriação nessas temáticas quanto por seus estudiosos. O documentário pode inclusive ser utilizado como recurso didático para estudantes de diferentes áreas, uma vez que aborda uma temática atual e diz respeito a diversos setores e áreas do conhecimento.
...