O CONSUMO E PROCESSO DECISÓRIO DA COMPRA
Por: Patrícia Martins Pereira • 12/1/2022 • Projeto de pesquisa • 1.106 Palavras (5 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1]
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS
MBA EM MARKETING E MÍDIAS DIGITAIS
Consumo e Processo Decisório da Compra
Análise do Perfil do Consumidor e do processo decisório de compra
Prof.: Jose Mauro Nunes
Aluna: Patricia Martins Pereira
Osasco
2021
SUMÁRIO
1 PRODUTO A SER ANALISADO 3
2 PERFIL DO CONSUMIDOR 3
3 ANALISE DOS FATORES DE INFLUÊNCIA DE COMPRA 4
4 PAPEIS DE COMPRA 6
5 TIPO DE COMPORTAMENTO DE COMPRA 6
REFERÊNCIAS 7
1. PRODUTO A SER ANALISADO
Esse trabalho tem como propósito analisar o consumo e o processo decisório de compra dos produtos de higiene e limpeza durante a pandemia.
O surto causado pelo novo Coronavírus - Covid-19 gerou preocupações e uma atenção maior à higiene pessoal, onde se tornou parte da rotina mundial lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel, higienizar os ambientes e alimentos, e esses comportamentos tiveram impacto direto no mercado.
2. PERFIL DO CONSUMIDOR
O comportamento do consumidor é mutável e diretamente impactado pelo ambiente no qual ele está inserido. Fatores culturais, sociais e psicológicos, os hábitos, influências e estímulos interferem diretamente na decisão de compra (Samara e Morsch, 2006; Schiffman e Kanuk, 2000).
A higiene virou sinônimo de bem-estar na pandemia e todas as classes sociais no país passaram a consumir mais itens de higiene, lavar mais as mãos com álcool em gel e tirar os sapatos ao entrar em residências se tornaram regras em meio à disseminação do coronavírus.
Segundo uma pesquisa realizada e publicada através do site do Instituto QualiBest, sete em cada dez brasileiros (66%) mudaram seus hábitos de higiene desde que casos de coronavírus foram confirmados no país. Apesar da orientação pública de lavar as mãos com água e sabão, o estudo mostra que pessoas ainda preferem utilizar álcool em gel.
Uma pesquisa da Nielsen mostra o comportamento de consumo das principais categorias de 02 de Fevereiro a 08 de Março de 2020 em comparação ao mesmo período de 2019 e a evolução semanal após o anúncio do primeiro caso do coronavírus.
[pic 2]
Fonte: Nielsen Total Store Read – AS+C&C – 02/Fev a 08/Mar
3. ANÁLISE DOS FATORES DE INFLUÊNCIA DE COMPRA
A crise da saúde global fez com que muitas pessoas vivenciassem a pandemia com medo, angústia, ansiedade e mudanças em outros aspectos da vida como mudanças de rotina, intenções de compra e novos hábitos e métodos de higiene e limpeza.
Segundo o levantamento realizado pela Qualibest - abril/2020, que entrevistou cerca de 2 mil pessoas, 73% dos que responderam afirmam que o maior medo com a pandemia é ser ou ter alguém da família infectado com o vírus.
Os dados mostram que a população está preocupada com a vida, e busca meios de proteger a si mesmo e as pessoas ao seu redor, e aos poucos, as pessoas têm percebido que ganharam qualidade de vida ao manter sempre as mãos higienizadas e adotar o uso de máscaras quando saem de casa.
Outro ponto de influência de compra é relacionado a Educação em Saúde que envolve as relações entre os profissionais da área de Saúde e a população, que necessita construir seus conhecimentos e aumentar sua autonomia nos cuidados individual e coletivo. A população passou a entender mais sobre os micro-organismos e como é possível combatê-los no dia a dia através da promoção da saúde realizada pelas prefeituras, governos, organizações não governamentais, instituições...etc, proposto pela OMS.
[pic 3]
Figura 1 - Informativo Coronavírus: como se prevenir
Fonte: (Informativo Coronavírus: como se prevenir, 2020)
[pic 4]
Figura 2 - Material de acesso gratuito traz orientações para prevenção ao coronavírus no ambiente escolar
Fonte: (Turma da Mônica ilustra guia de cuidados necessários para a volta às aulas presenciais desenvolvido pelo UNICEF, 2021)
O olhar para higiene também passou a ser uma aliada na conservação do bem-estar emocional, e a limpeza se transformou em algo complexo e até mesmo emocional. Segundo a pesquisa conduzida pela perfumaria Symrise e publicada através do site Revista Gallieu: redação Gallileu – março/2020, os termos como “cuidado”, “aconchego”, “vivacidade”, “calma” e “bem-estar” foram utilizados pela maioria dos entrevistados para descrever as sensações associadas à higiene no mundo pandêmico.
4. PAPEIS DE COMPRA
A pandemia ressignificou a relação das pessoas com o lar motivada pela crise sanitária e o risco de contaminação, os produtos de limpeza e higiene tiveram um aumento significativo neste período, e ficou evidente a preocupação das pessoas com cuidados a saúde e prevenção ao coronavírus.
Em um processo de decisão de compra, existem cinco papéis assumidos pelos consumidores de produtos de higiene e limpeza demonstrado que nem sempre o usuário final é o indivíduo que decide a compra, ou que efetua a compra em si.
...