O Mercado Consumidor
Por: animalesco • 30/9/2015 • Dissertação • 431 Palavras (2 Páginas) • 171 Visualizações
Mercado Consumidor
A empresa é líder no mercado nacional no setor de carnes e maior exportadora brasileira de aves. Seus produtos são distribuídos em mais de 300 mil pontos de vendas. Visando expansão, a empresa busca novas parcerias e acordos comerciais no Brasil e exterior. Como exemplo, citamos o processo de fusão da Sadia com a Perdigão iniciada em meados de 2009 e finalizada em 2012 deu origem a Brasil Foods S.A. que se tornou uma das maiores companhias de alimentos do mundo.
O diretor-presidente da BRF José Antonio Fay afirma a aproximação do trabalho de milhares de parceiros para fornecimento de alimentos para o mundo todo. De acordo com a Sadia, a empresa pode chegar a todas as regiões do Brasil, além de exportar para 140 países localizados no Oriente Médio, Eurásia, Europa, Extremo Oriente, América Latina e África. Esta internacionalização ainda contempla um portfólio criado exclusivamente para alguns países, com produtos adaptados ao paladar e aos costumes dos consumidores locais.
Três anos após a fusão, a companhia que surgiu entre as duas rivais vale o dobro do que eram avaliadas juntas antes da combinação. O valor de mercado está próximo a R$ 30 bilhões.
O grande desafio é a consolidação do setor de alimentos no modelo de companhia fornecedora de proteína animal. Este conceito a coloca lado a lado com as produtoras de carne bovina, suína e aves. Por enquanto não há ameaças geradas pelo setor, porém há pouco espaço no Brasil.
Segundo pesquisa da Interbrand – consultoria inglesa em avaliação de marcas – o crescimento da Sadia se deve a grande inovação da marca e a vanguarda em seu segmento, onde se pode citar o lançamento da linha Hot Pocket, escondidinhos congelados e refeições refrigeradas do Prato Pronto. A companhia ainda não tem total valor agregado pelo fato de estar integrada a um mercado pulverizado em pequenos produtores, gerando guerra de preços, baixa diferenciação e que detém apenas 79% das vendas no mercado interno, segundo a mesma pesquisa.
O que contribui para o grande destaque da empresa é o crescimento no mercado externo, onde metade da sua receita bruta é proveniente da exportação, ficando entre as 10 maiores exportadoras do Brasil. De acordo com o diretor comercial de mercado interno da marca, Gilberto Xandó, o crescimento reflete dos anseios da marca em atender as necessidades do consumidor por meio de produtos práticos e inovadores.
Fontes:
Portal da comunicação: "Sadia é a marca que mais cresce, segundo pesquisa da Interbrand", disponível em http://portaldacomunicacao.uol.com.br/graficas-livros/0/artigo198386-1.asp, acessado em 26/09/2015.
Portal Beefpoint: "BRF: três anos após a fusão, valor de mercado é duas vezes maior", disponível em http://www.beefpoint.com.br/cadeia-produtiva/giro-do-boi/brf-tres-anos-apos-a-fusao-valor-de-mercado-e-duas-vezes-maior/, acessado em 26/09/2015.
...