Os Princípios Mercadológicos
Por: SullyOliveira • 30/4/2015 • Projeto de pesquisa • 2.267 Palavras (10 Páginas) • 250 Visualizações
Universidade Anhembi Morumbi
Publicidade e Propaganda
Andreza Maria de Oliveira Bezerra
Grabriela Fernandes
Suelen Aparecida Cabral de Paulo Oliveira
[nome do trabalho]
São Paulo
2015
Universidade Anhembi Morumbi
Publicidade e Propaganda
[nome do trabalho]
Trabalho bimestral do curso de Publicidade e
e Propaganda da Universidade Anhembi Morumbi,
sob orientação da Prof. Ana Lucia Oshiro.
São Paulo
2015
SUMÁRIO
O Brasil é o terceiro país de consumo cosméticos, perfumaria e higiene pessoal, ficando atrás do Japão e Estados Unidos.
Até os últimos 17 anos vem tendo um aumento de 10% anualmente tem dado ao segmento de cosméticos um posicionamento fluente no mercado, segundo as pesquisas do ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) o faturamento desse setor faturou R$ 34 bilhões em 2012.
Isso tudo foi devido a mudança de hábito dos brasileiros, inclusive é claro as brasileiras em questão, que já era um público alvo bem frequente para esse tipo de segmento, mas hoje consideram muito mais do que antes; mas o fator que chamou atenção foi a participação crescente da classe C, com as melhores condições de vida e mudanças em certos aspectos do governo brasileiro, com as mulheres no mercado de trabalho que foi drasticamente mudado nos últimos anos, e mais oportunidades de escolaridade (com bolsas, Enem e etc.) e inclusão social e tecnológica, que introduz de forma mais rápida e eficaz no processo persuadir, informa e vender; hoje que também vem sendo mais frequente é o público masculino, que se tornou “metrossexual” deixando o machismo de lado, esse público dão 3% de lucro, sem contar os presentes que são dados á eles nas datas comemorativas; isso é tudo isso influenciou a mudanças de hábitos, pensamento, influenciadores no ambiente de convivo e até mundial que ajudou bastante o setor de beleza.
O segmento também vem ampliando suas tecnologias para atrair novos clientes e mais espaço no mercado.
Além disso, esse setor gera empregabilidade, com revendedoras, que consequentemente compra em atacados para revender.
Mas nem tudo é positivo, como por exemplo a distribuição, em cidades como São Paulo são proibidos a circulação de transporte de grande porte, ou seja teria mais custo de entrega, porque seria em pequenas quantidades e maior números de entrega. Também tem que ser muito atento ao mercado, está muito competitivo, ter novidades
I. Etapas do Desenvolvimento do Trabalho
1. O Grupo deverá elaborar uma pesquisa prévia, com dados secundários (notícias de jornais e revistas – editorias de negócios, sociedade, cultura, tecnologia, cotidiano) com o objetivo de detectar uma necessidade ou desejo, carência que não está explorada ou mesmo existente pode ser realocada. Definir 3 opções.
1.1. Apresentar ao professor em atendimento para definição do novo negócio, marca ou produto.
1 e 1.1 - pesquisa secundaria
A linha Puradex, traz produtos de higiene pessoal para pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção. A linha de banho seco possuí shampoo, sabonete, talco liquido e higienizante perineal. esse sabonete é mais utilizado em hospitais e paciente. linha Puradex, traz produtos de higiene pessoal para pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção.
2. A partir da definição levantar dados do macro ambiente mercadológico com o intuito de definir os indicadores importantes para a definição do diagnóstico de marketing e a elaboração da SWOT. Desenvolver toda analise, apresentando os indicadores e posteriormente o diagnóstico.
2 - macroambiente
Demográfico: 20 a 40 anos
Poder aquisitivo de médio a alto
Público maior: feminino
São Paulo
Econômico:
Importo
Taxa de juros
Correção monetária
Inflação
Político:
Tributo
Cultural: Todos os tipos de consumidor, com rotina do dia a dia acelerada.
Natural: ?
Tecnológico:
Investimento
Inovação
Proteção a patente
Análise de SWOT
- força : parceria, inovação, tecnologia
-oportunidade: Economiza aguá, e o crescimento de produtos sustentavéis.
-fraqueza: distribuição limitada, custo alto, linha de produto reduzida.
-ameaça: nova tecnologia, novos entrantes, empresa rival, desempenho negativo das empresas associadas,falta de saída do produto.
Diagnóstico: é um produto de inovação e tecnologia, com grande capacidade para parcerias, visto sua proposta inovadora, tecnológica e diferencial. Como riscos encontraremos a princípio uma distribuição limitada, custo alto.
2.1. Pesquisa da concorrência principal e secundaria do produto, apresentando o comparativo entre esta e o produto/serviço.
2.1- pesquisa da concorrência!!!
Principal: Puradex
Empresa nacional, focada para produtos hospitalares e pacientes acamados.
Puradex linha de sabonete a seco.
150ml custo R$ 29,00
Secundaria: Dove
Empresa internacional, foco para produtos cosméticos.
Não possui em seu portfólio o sabonete a seco, mas tem dinheiro para fazer.
2.2. Definido e elaborada a SWOT, o grupo deverá realizar a partir do diagnóstico, qual o caminho e/ou diferencial no mercado do novo “produto”.
...