Os Valores Contemporâneos
Por: carolinatog • 29/11/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 269 Palavras (2 Páginas) • 173 Visualizações
Valores contemporâneos
Com o passar do tempo, as necessidades das organizações sofreram modificações. Seus antigos valores passaram a não mais contemplar as características de uma época tão complexa como a atual. Logo, a gestão de pessoas também teve que evoluir para se adequar aos novos tempos. E, em substituição aos antigos valores, surgiram outros, mais adaptados às características e necessidades do mundo contemporâneo…
- Adaptação
As mudanças – em ritmo cada vez mais intenso – tornam rapidamente obsoletos produtos, tecnologias, estratégias e modelos de gestão.
- decisões complexas
O processo decisório – em um ambiente predominantemente instável – se tornou bem mais complexo.
- terceirização
As organizações se concentram nas atividades que representam o centro de seu negócio, nas quais são, supostamente, preparadas e competitivas. Todas as atividades acessórias, complementares, tendem a ser terceirizadas.
- visão holística
O movimento holístico busca o resgate do equilíbrio interno do ser humano e sua harmonia com os semelhantes e a natureza.
- inovações substitutivas
As organizações têm necessidade de descobrir novas soluções e apresentar serviços e produtos realmente inovadores.
- valorização da iniciativa e do espírito empreendedor
As qualidades do empreendedor – antes relacionadas apenas aos que se tornavam empresários – são vistas como desejáveis também para o funcionário, que passou a ser visto como intrapreneur ou empreendedor interno.
- reunificação de processos
Os processos são reunidos sob a responsabilidade de um mesmo setor e, se possível, de uma mesma pessoa. O processo produtivo se torna mais ágil, favorecendo a realização profissional do trabalhador, que passa a ter uma visão mais global dos processos produtivos.
- nova visão da qualidade
As organizações têm adotado, junto aos fornecedores e clientes, uma filosofia de controle de qualidade integrado aos processos.
...