PARTE I. ENQUADRAMENTO TEÓRICO
Por: Diogo Antunes • 30/4/2020 • Projeto de pesquisa • 607 Palavras (3 Páginas) • 194 Visualizações
PARTE I. ENQUADRAMENTO TEÓRICO
1.1. Identidade visual
Segundo Strunck (2001, p.57) “quando um nome ou ideia é sempre representado visualmente sob determinada forma, podemos dizer que ele tem uma identidade visual”. Deste modo, pode-se afirmar que o abstrato torna-se perceptível. Ou seja, através de um nome e de um design as pessoas conseguem ver e reconhecer uma empresa/instituição. Mediante os componentes visuais concede-se a personalidade à marca, tendo assim por objetivo a diferenciação relativamente às outras. Qando falamos em identidade visual, de acordo com Arminda Sequeira (2013) a mesma “envolve os símbolos e elementos gráficos que expressam a identidade organizacional, expondo a sua essência. As organizações competem pela diferenciação, sendo os elementos simbólicos e emocionais nesse processo de expressar o que são e o que defendem, progressivamente mais importantes. A identidade visual promove, como nenhum outro elemento, o reconhecimento e a visibilidade organizacional suscitando simultaneamente ligações emocionais.” A venda de produtos cresceu imenso nos últimos 25 anos, afirma Strunck (2001, p.67), “hoje, se uma empresa não tem uma boa imagem, não causa uma boa impressão a primeira vista e isso com certeza irá refletir no seu crescimento e na sua valorização no mercado”. Ultimamente, estamos habituados a lidar com o universo dos símbolos e dos logótipos em torno da nossa vida. Estes símbolos são indispensáveis a quem os usa, pois diferencia e distinguem uma empresa das restantes. A Identidade Visual é crucial em termos da comunicação, pois, todos os seus benefícios são notáveis. A mesma oferece aos consumidores uma espécie de “know-how” da marca relativamente à postura que tem no mercado.É através da Identidade Visual que o público diferencia e identifica uma marca.
Pode-se também afirmar que para uma empresa, nos dias de hoje, a sua Identidade Visual é tão ou mais importante que a sua presença física. A caraterização visual não remete apenas a marca, mas tudo o que carateriza a sua Identidade Visual; tal como logo, cartões de visita, flyers, entre outros. A elaboração de uma Identidade Visual de uma empresa segundo Strunck (2001 p,69) é sustentada por 4 elementos fundamentais. Tendo como principais o Logótipo e Símbolo, como secundário cor (ou cores) padrão e alfabeto padrão.
1.1.1 Logótipo
Conforme Paulo Rand “Um logo serve como abreviação visual para uma organização, produto ou serviço”. É o modo de distinguir uma marca através de uma representação visual que constrói um dos príncipios fundamentais da sua Identidade no mercado. Segundo Ana Luiza Escorel “O símbolo e o logótipo são formas de grafar a marca, de torná-la visualmente tangível”. Na prática a autora refere a importância do logótipo como modo de enfatizar a marca, para assim o consumidor ou potencial consumidor, conseguir ter a imagem palpável desta mesma marca. O principal objetivo de um logótipo é distinguir uma marca das outras, principalmente dos seus concorrentes, gerando desta forma uma conexão o mais coerente possível com os seus clientes e potênciais clientes.
1.1.2 Imagem
“A imagem é um
...