PLANO DE MARKETING (DEFINIÇÃO) ENQUANTO ELEMENTO PRINCIPAL NO PLANEAMENTO ESRRATÉGICO DE MARKETING
Por: marianabv • 15/3/2022 • Trabalho acadêmico • 2.351 Palavras (10 Páginas) • 142 Visualizações
PARTE 1: PARTE TEORICA
PLANO DE MARKETING (DEFINIÇÃO) ENQUANTO ELEMENTO PRINCIPAL NO PLANEAMENTO ESRRATÉGICO DE MARKETING: enquadramento teorico, definição, componentes, importância.
introdução do robotmunication
PLANO 2: PARTE PRATICA- PLANEAMENTO ESTRATEGICO
1- sumário executivo, forma simples, clara, direta perceber o que esta envolvido no plano- qual a sua importância, se o investimento vale a pena - sucinto identificando o que é o produto, o que está na origem do plano e do produto, o propósito do plano e objetivo - lançamento de um novo produto, reforço de um produto ja existente, reforço das principais ameaças e oportunidades, insuficiências que possam comprometer o desempenho da empresa
Síntese dos objetivos a alcançar pela empresa
síntese das principais ações e orientações a desenvolver para alcançar esses objetivos, principais estratégias a desenvolver (1-3 paginas) - de forma sumária refletir os principais aspetos do plano executivo de marketing
PARTE 3 - ANÁLISE DA SITUAÇÃO
Análise global da envolvente
vendas - 3 a 5 anos no máximo
quota do mercado
crescimento a alcançar
marketing mix
atividades desenvolvidas
inicio da produto do produto, quando, quem, insfraesturturas necessárias
campanhas, agencias de publicidade
- O processo de gestão estratégica de marketing:
1.1. identificação e seleção de oportunidades:
o que podemos fazer? introduz um conceito de oportunidade de mercado, Esta poderá ter origem em necessidades não satisfeitas ou em alteração, em insatisfação do consumidor ou em novas tecnologias para entregar o mesmo valor ao consumidor
- introduzir um produto que consiga responder à dificuldade de estabelecer relações humanas no meio de trabalho graças ao COVID-19;
O que fazemos melhor? Introduz o conceito de competências distintivas. Características do produto e vantagens
O que devemos fazer? Introduz o conceito de factores críticos de sucesso numa indústria ou mercado. Preço competitivo, tornar o produto aperitivo de modo a que se torne uma mais valia não so para o nos que o produzimos mas também para a nossa empresa e para as pessoas que o utilizam trazendo a ambos uma vantagem competitiva.
A ligação entre oportunidade ambiental, competência distintivas e factores críticos de sucesso determina a existência de uma oportunidade para a organização - o nosso produto vai trazer vantagens ambientais de modo a reduzir as emissões de co2.
Mencionar as vantagens todas do produto - dimensão actual do mercado, taxa de crescimento, margens proporcionadas, ritmo da evolução tecnológica) e a competitividade actual ou potencial da organização (incluindo entre outras as seguintes variáveis: quota de mercado, qualidade dos produtos, valor da marca, rede de distribuição, capacidade e custos de produção, investigação e desenvolvimento).
Analise Swot - forças, fraquezas, oportunidades e ameaças
1.2 Definições de objetivos
Define-se para onde é que a organização pretende ir, assegurando a coerência entre a estratégias de marketing e global e a construção de indicadores de desempenho e de avaliação.
Estes objectivos servirão de guia na subsequente formulação e selecção de estratégias e serão, se necessário, reformulados se nas fases seguintes se verificar a impossibilidade da sua concretização.
No âmbito do Plano de Marketing devem ser estabelecidos dois tipos de objectivos: financeiros e de marketing. Os objectivos financeiros (Rendibilidade do Investimento ou do Activo, Rendibilidade do Capital Próprio, Margem Bruta, Resultado Líquido, Economic Value Added, etc.) são convertidos em objectivos de marketing, em termos de volume de vendas, quota de mercado, satisfação dos clientes, notoriedade, imagem da marca junto dos consumidores, prescritores e distribuidores, etc.
Os objectivos a definir devem obedecer às seguintes características:
- específicos e quantificados, ou seja, estabelecidos de uma forma clara e mensurável;
- calendarizados, isto é, deve ser feita menção ao período de tempo necessário ao seu cumprimento;
- negociados, devem resultar do consenso entre os participantes/implementadores;
- hierarquizados, os diferentes objectivos deverão ser compatíveis e constituírem um todo consistente. Quando são parcialmente contraditórios é, naturalmente, necessário um critério para o estabelecimento de prioridades;
- atingíveis, mas ambiciosos de forma a cumprirem também uma função de motivação.
1.3 Formulação de estrategias de marketing
o processo de marketing é um processo de criação e entrega de valor, que pressupõe o conhecimento do mercado, a escolha dos critérios de segmentação, descrição das características de cada segmento, escolha do segmento e a definição das políticas de marketing para cada segmento. Assim, para mercados com diferentes desejos, percepções, preferências e critérios de escolha definidos como alvo desenha-se uma oferta diferente.
definição das estratégias de marketing inclui a escolha do valor, isto é a segmentação, a escolha dos alvos e o posicionamento, mas também grande parte das decisões sobre as variáveis do mix - definir qual e o mercado em que nos inserimos (mercado tecnológico) e dividir o mesmo em 3/4 segmentos. O que e a segmentação do mercado - dividir o mercado total em grupos homogéneos que partilham necessidades, comportamentos ou outras características, pelo recurso a critérios de segmentação diversos (geográficos, demográficos, psicográficos ou comportamentais).
e dar exemplos - eletrodomésticos tecnológicos, tecnologias da restauração (painéis touch), tecnologia educacional, gás
Targeting- avaliar a atractividade dos segmentos que escolhemos
Posicionamento - assegurar que o nosso produto ocupa um lugar seguro na cabeça dos clientes face à concorrência.
Sequência da criação e entrega de valor:
- Marketing Estrategico: Escolher o valor - segmentação do mercado, seleção do mercado e posicionamento do valor
- Marketing operacional: Fornecer o valor - desenvolvimento do produto, do serviço, preço, distribuição do serviço; Comunicar o valor - força de vendas, promoção das vendas e publicidade
1.4 Procura do mercado alvo
focalização e a adaptação da oferta para satisfazer melhor as necessidades de um ou poucos subgrupos dentro de segmentos onde a concorrência é ainda menor, e por vezes com apenas um operador, denomina-se de marketing de nicho.
...