Relatório Jogos Empresariais
Por: nega31 • 14/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.508 Palavras (7 Páginas) • 3.582 Visualizações
Página 1 de 7
Universidade Paulista
Projeto integrado multidisciplinar
PIM VIII
São Paulo
04/06/2016
Universidade Paulista Educação EAD
Projeto integrado multidisciplinar
PIM VIII
Michelle Maria Silva RA 1312648
Trabalho sobre: Jogos empresariais
Disciplina: Marketing
Orientador: Fábio Santos
São Paulo
04/06/2016
Resumo
O trabalho abaixo mostra como foi o desenvolvimento na pratica os jogos empresariais. Podemos ver que para execução foi necessário planejamento e disciplina. Fazer uma boa avalição swot da empresa foram fundamentais. Mudar a estratégia no decorrer no tempo também foram necessárias, porém foram observados a quanto é importante uma boa avaliação do concorrente, estar preparado para o comportamento, não só dos concorrentes, mas de órgãos fiscalizadores.
Palavra-chave: Planejamento, estratégia e prepararo.
Abstract
The work shows how was the development in practice the games business . We can see that it was necessary for execution planning and discipline . Make a good APPRAISAL swot company were fundamental . Change the strategy during the time it was also necessary, but were observed how important it is a good assessment of the competitor, be prepared for the behavior, not only competitors , but regulatory agencies .
Keyword: Planning , strategy and prepararo .
Sumário
1 – Introdução......................................................................................................5
2 – Desenvolvimento..........................................................................................6
3 – Analise Swot...................................................................................................7
1 Mercado...............................................................................................................7
1.1 Tecnologia.......................................................................................................7
1.2 Pessoas..............................................................................................................7
1.3 Mercado financeiro.....................................................................................7
4 – Região escolhida...........................................................................................8
5 – Pesquisa P&D....................................................................................................9
6 – Política de preços das regiões.............................................................10
7 – Investimento em propaganda..................................................................11
8 - Estratégia adotada para quantificar produtos acabados.......12
9 – Decisões equivocadas................................................................................13
1 Período 1.............................................................................................................13
1.1 Período 2..........................................................................................................13
1.2 Período 3..........................................................................................................13
1.3 Período 4..........................................................................................................13
1.4 Período 5..........................................................................................................14
1.5 Período 6..........................................................................................................14
1.6 Período 7..........................................................................................................14
1.7 Período 8..........................................................................................................14
10 – Mudança de planejamento e estratégia..........................................15
11 – Conclusão.....................................................................................................16
Referências..........................................................................................................17
1 – Introdução
O trabalho a seguir vai mostrar na pratica como foi o desenvolvimento dos jogos empresárias. Durante 8 períodos tivemos que tomar decisões sobre mercado, finanças, preços, pessoas e investimentos. Tivemos que tomar as decisões que iam influenciar no futuro da empresa. O objetivo desse trabalho “pratico”, foi simular como é gerenciar uma empresa. Mudar o planejamento em fases do trabalho foram fundamentais no decorrer no tempo. Veja agora as decisões tomadas em cada período da empresa.
2 – Desenvolvimento
O Macroambiente da empresa: Alta densidade demográfica; Renda baixa; Forcas naturais; orgãos fiscalizadores.
O Microambiente da empresa: Grande demanda; fornecedores que não conseguem entregar a materia prima;
3 - Análise Swot do ambiente da empresa
1 - Mercado:
Ameaças: A empresa entrante vai precisar de um investimento maior, isso porque, a diferentes produtos fidelizados pela mesma. Será necessário investimento altos, como, instalações fixas, estoques, publicidades e crédito ao consumidor.
A diferenciação do produto, de acordo com a identificação do cliente, exige, que a empresa entrante, maiores investimentos.
Oportunidades: Publicidade em redes sociais; Tv e rádio
1.1 - Tecnologia:
Ameaças: Um único fornecedor de instalações está Habilitado a implantar as fabricas das empresas desse setor.
Oportunidades: Custos econômicos viáveis.
1.2 - Pessoas:
Ameaças: Falta de mão de obra qualificada.
Oportunidades: Montar um plano de carreira para que as pessoas se qualifiquem.
1.3 - Mercado financeiro:
Ameaças: crise em que estamos vivendo
Oportunidades: Em todos os instantes a procura de melhoras. Além de estarmos vivendo um momento de economizar.
4 – Região escolhida
A região 3 foi escolhida pois tem a maior população em relação as outras regiões. O fato dela ter a menor renda também ajudou por essa escolha, pois temos a oportunidade de fabricar um produto com o preço mais barato em que essa população tenha condições de comprar e dessa forma e mais fácil fidelizar o cliente, afinal o que todos querem e poder comprar mais barato, mas com qualidade.
5 – Pesquisa P&D
A empresa optou por fazer a pesquisa P&D na região 3, porém não alcançou o seu objetivo que era de melhorar a satisfação dos clientes com seus produtos. Mesmo que a qualidade do produto foi mantida mas não foi melhorada.
6 – Política de preço das regiões
Adotamos a política de preço de acordo com a região, pois cada uma delas tem uma renda per capita, Vejamos:
Região 1 com maior renda per capita por isso foi escolhido o maior preço
Região 2 em relação a região 1 e 3 tem a renda intermediária, por isso de um preço mais barato em relação a região 1.
Região 3 com a renda mais baixa entre as demais, por esse motivo a escolha do preço mais barato.
Mas a partir do 5 período a demanda foi aumentando e por isso no período 7 fizemos um aumento no preço da região 3 para que assim conseguíssemos controlar o produtos disponíveis para a venda e os produtos que vendêssemos a partir desse momento teríamos uma maior margem.
7 – Investimento em propaganda
A empresa investiu em propaganda a partir do período 2, pois acreditou que ajudaria na venda se seus produtos. Decidimos que em todos os períodos gastaríamos o mesmo valor em propaganda, pois assim seria mais fácil de controlar os gastos. Na região 3 o valor gasto em propaganda foi maior, pois temos um maior número de habitantes, assim precisamos distribuir mais jornais, colocar mais outdoor nas cidades. Tivemos um aumento da venda após essa série de propagandas.
8 - Estratégia adotada para quantificar produtos acabados
Do período 4 ao 7 a empresa se encaminhou de distribuir primeiro na região 3, pois era onde havia o maior número de habitantes e onde ela esperava a melhor aceitação dos produtos. No período 8 distribuímos primeiro na região 2, pois estávamos com a demanda muito parecida com a da região 3.
9 - Decisões equivocadas
1 – Período 1
Foi o primeiro período de decisões da empresa. Sendo difícil saber se qualquer decisão foi equivocada ou não, pois precisamos avaliar o desenvolvimento da empresa.
1.1 - Período 2
Apesar de ainda não ser obrigatórias as decisões, segue uma prévia de decisões que se tomadas de outra forma, teria levado a empresa a ter outro futuro: Pouca compra de matéria prima; Este é o item básico para qualquer negócio, com certeza a falta dele vai acarretar na falta de produção dos outros períodos, a empresa deveria ter se programado com uma compra maior e talvez não tenha perdido a capacidade de produção no período seguinte.
1.2 - Período 3
Não fizemos empréstimos a curto prazo que nesse período, que é o inicial, e é onde precisamos ganhar força na produção. Não fizemos nenhuma expansão da capacidade de produção neste período. Uma baixa compra de matéria prima. Acredito que cometemos um engano, pois contratamos 5 operadores sem planejar a expansão.
1.3 - Período 4
Poderíamos ter estabelecido um preço do produto mais agressivo, pois depois da inflação, o próprio mercado estava disposto a pagar mais caro. Não fizemos a expansão da capacidade. Programação de produção muito baixa, também não programamos a expansão da capacidade de produção.
1.4 – Período 5
Sem nenhuma programação da capacidade de expansão; Programação da produção muito baixa; Contratação de mais 5 operários, sendo que nesse período foi feito o acordo coletivo com o sindicato e isso gera mais gastos com os operadores.
1.5 - Período 6
Programação de produção baixa; Compra de matéria prima baixa;
1.6 - Período 7
Falta de matéria prima, que foi uma consequência de outros períodos também. Preço do RPB acima do que o mercado estava disposto a pagar; Vendedores contratados, mesmo depois da falta de matéria prima do período anterior.
1.7 - Período 8
Nessa etapa, programamos o dobro da produção do que nas outras etapas e não compramos absolutamente nada de matéria prima; Nenhuma aplicação financeira;
10 – Mudança de planejamento e estratégica
O planejamento não foi seguido corretamente, por isso, em algumas etapas tivemos que mudar as estratégicas. Tivemos que mudar o preço em que a empresa estava disposta a pagar, não fizemos as devidas programações de produção, de compra de matéria prima.
11 – Conclusão
No decorrer do trabalho foram observadas como uma decisão errada em qualquer fase da empresa, pode ser prejudicial a vida da mesma. Quando tomadas decisões, temos que avaliar como será o resultado, se vamos ser surpreendidos por algum concorrente ou algum órgão fiscalizador (Sindicato, por exemplo).
Durante todo o trabalho foi exatamente isso que aconteceu, a cada decisão tomada, uma surpresa com as mudanças que tínhamos que fazer na empresa.
Compreende-se então a necessidade de sempre avaliar bem o nosso concorrente, fazer uma boa analise swot e principalmente tomar decisões em conjunto.
Referências:
SDE simulador de estratégia
316faf06-76d8-4e90-8f87-a304a6413fd5
© 1999-2016 - Universidade Paulista - Todos os direitos reservados
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com