Restaurante SMARK
Artigos Científicos: Restaurante SMARK. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deboha • 27/5/2014 • 488 Palavras (2 Páginas) • 329 Visualizações
RESTAURANTE SMAK
Ter um restaurante tem sido um ótimo negócio, no entanto, não basta tê-lo se não souber administrar e ter amor pelo que faz. Assim como qualquer outro negócio ele precisa ser bem administrado para obter resultados positivos e ser reconhecido socialmente.
De acordo com a análise SWOT identificamos que no restaurante Smak, de Dona Irena Partala existem pontos fortes, contudo existem também pontos fracos que se não tratados podem arruiná-la e induzir a fechar as portas do seu estabelecimento. Para que isso não venha a acontecer verificaremos cada um desses pontos e procuraremos propor algumas ideias e possíveis soluções para auxilia-la a ser uma empreendedora de sucesso.
Pontos fortes: logo de início podemos observar que um ponto bem importante que Dona Irena possui é o amor pelo que faz e a força de vontade de prosperar, com isso já é meio caminha andado. A cidade é um ponto turístico, no entanto, apesar de ter concorrentes sempre vai ter clientes, e sabendo trabalhar e administrar sempre terá movimento. A localização do restaurante é ótima e chama a atenção dos turistas, pois conserva a arquitetura típica polonesa que dá autenticidade e revela sua identidade, permanecendo a oferecer suas comidas típicas polonesas o que à diferencia pois as pessoas que visitam a cidade além de levarem de recordações as fotos, levam também a experiência de saborear comidas diferentes. Conta com um excelente cozinheiro com grande experiência culinária.
Pontos fracos: O restaurante não oferece mais opções de alimentação e opção de se servir, não tem lanches prontos e isso é bastante procurado, o cozinheiro apesar de saber cozinhar bem e fazer muitos outros pratos fica limitado a fazer somente o que Dona Irena ordena. Também existem poucos funcionários, o que acaba prejudicando na hora de atender o cliente tornando o trabalho lento e prejudicando o seu restaurante.
Possíveis soluções: ver a possibilidade de conseguir um empréstimo para investir mais no restaurante, montar uma equipe que preencha as necessidades do mesmo, para trabalhar somente aos finais de semana, pois nesse período o numero de clientes aumenta. Oferecer capacitação de atendimento ao cliente, pois, atendimento com qualidade faz a diferença e em conjunto com a qualidade do ambiente a da refeição resulta em clientes fieis que, apesar de existir concorrência, sempre vão permanecer sendo clientes.
Poderá delegar algum funcionário a realizar o pagamento dos boletos, pois além de não gostar, sempre se esquece de fazer alguma coisa; acreditar e apostar nos conhecimentos culinários de seu cozinheiro e deixa-lo preparar novos pratos, assim, mais opção para servir, no entanto mantendo sempre o tradicional da casa. Adotar opções e vendas por Kg e lanches prontos.
Como os passeios ocorrem aos sábados e domingos, durante a semana o restaurante poderia oferecer promoções para chamar a atenção dos próprios moradores e os fidelizar também como clientes. E por fim, distribuir folhetos do restaurante, acompanhado de degustação na Estação Felicidade, onde acontece o desembarque dos visitantes exatamente as 11:30 horas.
...