Resumo: O processo de Criação
Por: iahuari • 13/2/2019 • Trabalho acadêmico • 566 Palavras (3 Páginas) • 155 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
DANIELLE ADRIANA CASTRO BRASIL
IAHUARI CAMELO DE MACENA JANUÁRIO
RESUMO
SEMINÁRIO SOBRE O PROCESSO DE CRIAÇÃO
Maceió
2018
DANIELLE ADRIANA CASTRO BRASIL
IAHUARI CAMELO DE MACENA JANUÁRIO
RESUMO
SEMINÁRIO SOBRE O PROCESSO DE CRIAÇÃO
Resumo baseado no seminário sobre O Processo de Criação, apresentado ao Curso de Publicidade e Propaganda, sob orientação da prof.ª Danielle Candido da Silva Nascimento, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Introdução a Publicidade e Propaganda.
Maceió
2018
O Processo de criação depende tanto dos ideais pessoais, dos estímulos, quanto da maior capacidade de se expressar da melhor forma na linguagem, este processo vem acompanhado a um senso de responsabilidade, pois trata-se de um processo de conscientização. Por muito tempo foi designado como um dom, um talento, um presente divino e só atualmente esta ideia foi substituída por noções que apontam para a possibilidade de que todos e, cada um, pode desenvolver-se criativamente, quer seja pelas vivências do dia-a-dia, pelo esforço pessoal ou pela educação formal e informal. Isto é, aprende-se a ser criativo e este é um processo contínuo que ocorre ao longo de toda vida.
Até o ano de 1900, as propagandas no Brasil baseavam-se em temas como compra e venda de móveis e até de escravos. O primeiro anúncio em um jornal foi publicado na Gazeta do Rio de Janeiro no ano de 1808, era sobre a venda de uma casa e o estilo de anunciar usado foi parecido dos que ecoam nos pregões. No começo do século, surgem as revistas, que se diferencia do jornal, pois este surgiu pela luta política, e a revista surge com a finalidade de promover anúncios. Em 1913 ou 1914, nasce a primeira agência de publicidade, na verdade não foi uma agência desde o começo, era uma firma que evolui no sentido da publicidade e logo se transforma em agência.
Durante o processo criativo a preparação é o momento em que tentamos resolver um problema de forma lógica, tentando adaptar as novas com as antigas ideias, nessa fase a criatividade é mais escassa, entretanto, é nela que se explana o problema, resolvendo assim 50% do mesmo, fazendo dela uma fase fundamental, após a preparação surge o processo de incubação, nesta fase é dado a ênfase as ideias e pensamentos de forma mais detalhada, valorizando cada sensação, no sentido de entender melhor como a mesma vai impactar cada membro do grupo, após a fase de incubação surge a de iluminação, nesta fase é dada a ideia chave, e com essa ideia cria-se uma visão de longo prazo apontando para o resultado final da aplicação dessa ideia, surgindo com isso a fase de verificação, esta fase caracteriza uma ideia por três palavras: eficácia, originalidade e viabilidade, ela é responsável por aplicar a ideia, é nesta fase final que avaliamos se a ideia realmente pode ser aplicada, ou se a mesma deve ser descartada por algum motivo.
...