Satisfação do cliente
Artigo: Satisfação do cliente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: januajessica • 22/10/2013 • Artigo • 390 Palavras (2 Páginas) • 421 Visualizações
Reconhecer o cliente interno como sendo o primeiro cliente da organização, desperta nele o sentimento de ser parte fundamental na realização dos objetivos da empresa, aumentando sua valorização pessoal e profissional. Somente clientes internos satisfeitos e comprometidos com o sucesso da empresa são capazes de satisfazer e envolver clientes externos. Chiavenato (2006).
Segundo Bavoso (2004), as empresas devem investir em capacitação que trabalhem a auto-estima do cliente interno e preparar bem os líderes para que façam um bom acompanhamento após a capacitação, dando sempre feedback aos clientes internos, não apenas no “apontar os erros”, mas no estímulo e aprovação dos comportamentos que revelem um autêntico comprometimento com a empresa.
Investir em capacitação, desenvolver as relações interpessoais, incentivar o trabalho em equipe, qualificar líderes faz parte de uma política de valorização dos clientes internos que determina a imagem que irá projetar da organização. Além disso, é muito importante que a empresa desenvolva e mantenha a qualidade de vida no trabalho e mantenha políticas éticas e comportamentos responsáveis.
Para Lopes e Claro (2008), os clientes internos devem ser constantemente capacitados, motivados, recompensados, dessa forma dando o melhor atendimento aos clientes externos, por isso é importante que o Departamento de Recursos Humanos das empresas, principalmente das prestadoras de serviços, sempre diversifiquem e intensifiquem suas políticas de capacitação. E procurem sempre incentivar seus colaboradores a participarem; para que capacitados poderão atender de forma brilhante os consumidores, conseqüentemente trarão maior produtividade e maior lucro para a empresa. Portanto, quanto mais capacitado o cliente interno, mais bem equipado estará para lidar com as adversidades de sua função, sendo mais flexível e resistente diante das pressões e do estresse que são vivenciados durante seu dia de trabalho. Dessa forma irá procurar manter o controle emocional e ter uma postura pró-ativa na resolução dos problemas pertinentes ao cargo exercido.
ABSENTEÍSMO
O absenteísmo é usado para definir as ausências dos funcionários da empresa como faltas e atrasos devido algum motivo pessoal.
Ter colaboradores no ambiente de trabalho não significa ter eles trabalhando durante o horário de experiente dentro da empresa. Isso acontece quando os colaboradores estão a muito tempo na empresa e insatisfeitos.
O absenteísmo é a duração de tempo que o funcionário perdeu quando não foi para a empresa, quando o funcionário falta na empresa por motivo de doença, a empresa pode ter prejuízos financeiros, não só na parte de desenvolvimento
...