Toyota e os Princípios Administrativos
Por: GiseleRA • 14/6/2015 • Trabalho acadêmico • 475 Palavras (2 Páginas) • 184 Visualizações
Toyota e os princípios administrativos
A Toyota é umas das grandes empresas inovadoras contemporâneas.
O “Sistema Toyota de Produção” é um modelo revolucionário que transformou a indústria automobilística, mas que poderia ter sido facilmente descoberto por qualquer outra empresa, pois tem como base os princípios administrativos a muito tempo pensados por Taylor.
Hoje, a empresa é reconhecida por possuir um padrão de excelência único no mundo, por ser inovadora e por ter uma organização exemplar, dando ênfase as pessoas, tarefas, administração e ambiente.
Seus objetivos organizacionais são muito claros e estão focados no ambiente em que estão inseridos, ou seja, na sociedade que as envolve e condiciona o seu comportamento. Mesmo vivenciando uma fase de incertezas, tem superado as variáveis do ambiente e se destacado entre as outras empresas concorrentes.
Partindo das definições de Clima e Cultura organizacional, a maneira como lida com os fatores influenciáveis e com as mudanças dos mesmos é exemplar, e pode ser considerada um dos principais motivos de sua eficiência e eficácia.
Por ser uma empresa montadora Japonesa, teve uma certa dificuldade inicial de inclusão em mercados já dominados por outras empresas “regionais”, então a integração com as comunidades locais onde suas fabricas se instalam passa a ser essencial. A Toyota passa a contratar pessoas destas localidades, oferecendo treinamento básico para a linha de produção, incentivando suas habilidades e competências.
A falta de treinadores japoneses experientes fez-se idealizar um método onde não-japoneses treinem não-japoneses, e isso acaba contribuindo ainda mais para a integração com as comunidades, pois as pessoas se sentem satisfeitas em ver que a empresa dá oportunidades de crescimento a pessoas da sua região.
Em fim, qual o segredo da Toyota? Uma cultura nascida há mais de 70 anos, ancorada na busca incessante pela inovação, aliada a todas as funções, conceitos, ênfases e ações administrativas.
Pode-se dizer que suas principais ações administrativas são:
- Produção enxuta e padronizada: o sistema de produção consiste numa cadeia de suprimentos altamente terceirizada, que prevê a eliminação dos estoques e a busca permanente pela agilização e padronização do processo produtivo.
- Eficiência logística: leva ao extremo o conceito de just-in-time (algo como a peça necessária, na quantidade necessária, no momento necessário). Os fornecedores são monitorados em tempo real.
- Redes de conhecimento: promove a transferência de seu know-how para os parceiros, treinados para atuar de acordo com a cultura Toyota. O compartilhamento do conhecimento cria redes que facilitam a troca de informações.
- Flexibilidade no chão de fábrica: os operários da empresa têm autonomia para interromper a produção, caso detectem algum problema em peças ou equipamentos, evitando que os defeitos apareçam apenas no final do processo.
- Agilidade para incorporar tecnologias: foi a primeira empresa a fabricar em grande escala um carro híbrido.
- Conhecimento do consumidor: enquanto os outros fabricantes faziam carros a partir de concepções de seus engenheiros, a Toyota inovou ao mapear as expectativas dos clientes.
|
...