A IMPORTÂNCIA DO COMÉRCIO EXTERIOR
Por: clarisseosorio • 11/9/2018 • Trabalho acadêmico • 8.645 Palavras (35 Páginas) • 266 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
COMÉRCIO EXTERIOR
PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR
A IMPORTÂNCIA DO COMÉRCIO EXTERIOR
JUNDIAÍ
2014
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
COMÉRCIO EXTERIOR
Nomes: RA(s):
Caroline Marques da Silva B82ADJ8
Clarisse Osório B6417J4
Diego Lopes de Lima B709499
Gustavo Squassoni B7LIGD1
Lívia Cristina Orlandini B76IFF8
Paula da Silva Brianchi B393130
JUNDIAÍ
2014
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
COMÉRCIO EXTERIOR
Nomes: RA(s):
Caroline Marques da Silva B82ADJ8
Clarisse Osório B6417J4
Diego Lopes de Lima B709499
Gustavo Squassoni B7LIGD1
Lívia Cristina Orlandini B76IFF8
Paula da Silva Brianchi B393130
Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior
Semestre: 4º
Aprovado: __/__/___
Professor Ms. Sidarta da Silva Martins – Orientador
Professor Convidado
Jundiai
2014
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem por objetivo mostrar as competências do curso Gestão de Comércio Exterior, da Universidade Paulista (UNIP), com as disciplinas ministradas, sendo Negociação para Comércio Exterior, Negócios Internacionais com o professor Cícero Caetano, Planejamento Estratégico, Direito da Navegação, Logística para Comércio Exterior com o professor Sidarta Martins e Desenvolvimento Sustentável.
O tema desse trabalho é o comércio exterior, onde todos os países estão envolvidos e se baseia no comércio entre eles, tendo como elementos a importação e a exportação. A importação nada mais é do que o trâmite que um país tem de comprar uma mercadoria de outro e trazer para o país onde foi feito o pedido de compra. Já a exportação é quando outro país coloca um pedido em um país e todo o trâmite que separa a saída da mercadoria de um país até chegar o outro.
A imagem abaixo, temos o exemplo do Brasil como exportador das mercadorias e todos os outros países como importadores da mercadoria brasileira.
[pic 1]
Figura 1 – Brasil como exportador.
A importância dos relacionamentos entre países tem muito mais do que motivos materiais, já que a abertura das fronteiras pode parar a produção inteira por meio da concorrência estrangeira.
Atividade econômica complementar é outro fator de extrema importância, visto o inter-relacionamento cada vez maior entre as economias internacionais.
No comércio exterior temos alguns marcos importantes que moldaram o comercio internacional, como exemplo a conferencia de Bretton-Woods, que aconteceu em 1944 e nela foi criado o FMI (estabeleceu um sistema internacional de pagamento e introduziu taxas de câmbio entre moedas estáveis), a OMC (Organização Mundial do Comércio) que aplica a regra do “livre-comércio”, o Tratado de Roma que deu início à União Europeia em 1957, a criação do euro que virou moeda oficial em vários países menores.
Na sequência, o capitulo 1 discorrerá sobre diversos assuntos relacionado ao Comércio Exterior.
- - COMÉRCIO EXTERIOR
- - O que é Comércio Exterior
Comércio exterior é o conjunto das compra e vendas de bens e serviços feitos entre países. Um país pode comprar de outro país, efetuando uma importação e quando se faz o mesmo sistema, porém com a venda, é chamado exportação.
Dentro do comércio exterior temos a balança comercial que nada mais é o resultado dos valores recebidos pelas exportações menos os valores pagos pelas importações. Quando as importações somam mais que as exportações, temos um déficit e quando as exportações somam menos que a importação tem uma balança comercial positiva (superávit).
A motivação para a realização do comércio exterior vem de muitos fatores, como a escassez ou abundância de recursos naturais, fatores tecnológicos, o clima do país, entre outros. O comércio sempre vai existir, pois pode ser realizado até mesmo sem motivação lógica, por motivos comerciais, políticos ou interesse no produto estrangeiro.
O nível de investimentos pode afetar diretamente a compra e venda de mercadorias e isso poderá ser de interesse dos países, para forçar tanto a exportação quanto à importação de determinados produtos e de determinados países.
São analisadas as tendências do mercado, identifica-se as necessidades da empresa em que trabalha e também de seus clientes ou fornecedores no exterior, elabora estratégias de negócios e marketing que visam à lucratividade do negócio e define os meios de transporte mais favoráveis para a transação.
1.1.1- O Comércio Exterior Brasileiro
No Brasil, a relação comercial externa apresenta uma situação favorável se formos analisar a quantidade e a proporção entre volume importado e exportado. Existem muitos produtos exportados pelo Brasil, como por exemplo o açúcar refinado, veículos de carga, óleos combustíveis, etanol, automóveis, bombas e compressores, autopeças, aparelhos transmissores e receptores, suco de laranja, calçados, aviões, celulose, ferro fundido, café em grão, farelo de soja, entre outros. Europa Ocidental, Estados Unidos, América Latina e Caribe, União Europeia, Mercosul, África, Oriente médio e Ásia são algumas das regiões que compram produtos do Brasil, sendo ao mesmo tempo fornecedores das importações brasileiras.
...