As principais causas da vitória de Bolsonaro nas eleições presidenciais do Brasil em 2018
Por: Xiaoyi Shi • 5/3/2019 • Artigo • 486 Palavras (2 Páginas) • 238 Visualizações
As principais causas da vitória de Bolsonaro nas eleições presidenciais do Brasil em 2018
Depois de dois turnos de votação, o Jair Bolsonaro, filiado do PSL, tornou-se o novo presidente do Brasil com mais de metade dos votos. Bolsonaro é um presidente de extrema-direita e isso não é comum na história brasileira, mas se olhamos para o panorama mundial, já podemos saber que isso não é um caso único. Principalmente devido à recessão da economia, o sentido de antiglobalização e antissistema surgiu e os partidos de direita mais conservador ficam poderosos nos muitos países. Nesta altura, o Brasil junta-se nesta lista.
Claro que além desta onda de direita, a vitória de Bolsonaro tem as suas próprias razões domésticas. Sendo um ex-capitão, sem muita experiência de governar, Bolsonaro parece uma figura fora da área política. No entanto, ao contrário de o desconfiar, muitos brasileiros votaram nele só porque ele não é um “político tradicional” que corrupta. Com a Operação Lava Jato, o impeachment da Dilma e a prisão do Lula, o povo brasileiro agora odeia a corrupção e está a afastar-se rapidamente do PT que é um ator principal desses escândalos. Ao mesmo tempo, os partidos como PSDB e MDB que eram poderosos comportam-se moderado e, sobretudo não se livraram da corrupção. Neste contexto, sem melhor opção, o surgimento de Bolsonaro parece, mais ou menos, uma esperança.
No entanto, as controvérsias de Bolsonaro não podem ser ignoráveis. Estes discursos até alertam a democracia do Brasil. Mas encarando o aumento de criminalidade, a instabilidade social e política e a vida cada vez mais difícil, muitas pessoas vêm Bolsonaro como um duro defensor de ordem. As suas práticas contra a criminalidade, por exemplo, a facilitação de armas, a diminuição da idade penal, excludente de ilicitude e a fortalecimento da força policial, de qualquer maneira, devolvem os brasileiros um sentido de segurança. Embora Bolsonaro profira palavras discriminativas sobre mulheres, o seu conceito da família que corresponde à crença religiosa é mais importante para muitas mulheres e, portanto elas não se importam de votar nele. Além disso, diferente dos governos anteriores que valorizaram mais a igualdade e o bem-estar, Bolsonaro pretende reduzir o imposto da renda e isso ganhou muitos votos dos empreendedores.
No fim, a maior diferença entre a eleição 2018 com os anteriores consiste na função da rede social. Como um candidato do PSL que era um partido pequeno, Bolsonaro não conseguiu ter muitas propagandas nas médias tradicionais (embora depois do esfaqueamento, ganhou mais exposição). Contudo, a sua linguagem franca e agitada ficou imenso popular através de Twitter onde ele publicou muitas opiniões e comentários. Nesta plena era digital, o populismo espalha-se rapidamente e até incontrolável. Portanto, alguns eleitores do Bolsonaro ficaram fanáticos e tentaram convencer todo mundo votar nele.
A vitória do Bolsonaro tem muitas razões. Mas seja como for, isso é uma escolha do povo brasileiro, é um reflete da sociedade brasileira.
...