Comercio Exterior Sistemática de Exportação
Por: Wanderley Gasperi • 3/4/2017 • Artigo • 745 Palavras (3 Páginas) • 364 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: Sistemática de Exportação
Curso: Tec em Comércio Exterior
Professor: Jurema Pacheco Marques
Nome do estudante: Wanderley de Gasperi
Data: 03/04/2017
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1) Nos seus estudos você aprendeu que deverá classificar o seu produto para exportação na Tarifa Externa Comum – TEC. Pesquise e entenda mais sobre este tema no site do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços - MDIC (www.mdic.gov.br), clique na aba: Comércio Exterior, e aparecerá no lado esquerdo o link para a Tarifa Externa Comum – TEC (NCM). Vá em > Informações e Histórico e com base na leitura lá encontrada, responda as seguintes questões:
- Quando e através de qual Decreto a TEC foi implantada no Brasil ? (1,0 pontos)
A TEC foi implementada pelo decreto 1.343 do ano de 1994 no dia 23/12.
- Com base nas diretrizes estabelecidas, desde 1992, em relação a TEC, na qual deve incentivar a competitividade dos Estados Partes e seus níveis tarifários devem contribuir para evitar a formação de oligopólios ou de reservas de mercado, bem como, foi acordado que a TEC deveria atender a alguns critérios. Quais são eles ? (1,0 pontos)
Os critérios acordados na TEC são, um pequeno número de alíquotas, baixa dispersão, maior homogeneidade das taxas de exportação e importação e o nível de agregação para definir as alíquotas seriam de seis dígitos.
Questão 2) Nos seus estudos você aprendeu que deverá efetuar a classificação tarifária de mercadoria para exportação (NCM: Nomenclatura Comum do Mercosul) dentro da Tarifa Externa Comum – TEC, que pode ser encontrada e baixada do site do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). A classificação tarifária de um produto deverá ter os oito dígitos para estar completa e deve ser observada a seguinte estrutura:
[pic 4]
a) Com base nesta explicação, acesse o site: www.investexportbrasil.gov.br, clique em Exportar > Aprenda a exportar > Classificação de Mercadorias > NCM > Mais informações sobre a Nomenclatura Comum do Mercosul e efetue a classificação tarifária do seguinte produto: Portas de madeira.
Inicie a pesquisa pelas palavras, já que você não sabe o código/capítulo. Escreva a(s) palavra(s) que você quer encontrar e clique em pesquisar. Vá clicando até nos sinais de – e + até encontrar a NCM completa (8 dígitos), ou então até encontrar o capítulo/posição e então recomece a pesquisa pelo capítulo/posição do produto escolhido.
...