O PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Por: Karla Ochôa • 6/8/2015 • Projeto de pesquisa • 1.446 Palavras (6 Páginas) • 379 Visualizações
PRONATEC
O PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego é um programa de assistência criado pelo governo Dilma que tem como objetivo expandir as ofertas de cursos técnicos para estudantes e profissionais que visam à entrada ao mercado de trabalho e a melhoria da qualidade educacional.
Os cursos são oferecidos gratuitamente pelas redes federais, estaduais, municipais e distritais de educação profissional, científica e tecnológica, além de instituições como o SENAC, SENAR, SENAT e SENAI, além de instituições particulares.
Os principais anseios do programa é a procura pela expansão da ofertas de cursos profissionalizantes no Brasil, a construção de escolas técnicas que atendem ás necessidades da população, a ampliação do número de trabalhadores qualificados para o mercado de trabalho, a melhoria da qualidade do Ensino Técnico brasileiro, a democratização das oportunidades e a qualificação crescente dos desempregados do país.
FIGURA 1
[pic 1]
FONTE: Ministério da Educação. ELABORADO POR: Karla Ochôa.
FIGURA 2
[pic 2]
De acordo com a Figura 2, no primeiro ano de execução, o PRONATEC teve 888 matrículas, já no segundo ano houve um crescimento de 88% de matriculados alcançando o número de 1670. E em 2013, os usuários do programa foram 2901 alunos. Esses dados demonstram que o Brasil, país em desenvolvimento, procura cada vez mais mão de obra qualificada, e que a população adquire consistentemente a noção da importância que os programas assistencialistas influenciam na mudança e melhoria de vida.
FIGURA 3
[pic 3]
FONTE: Ministério da Educação.
De acordo com a Figura 3, o principal estado com matriculados no PRONATEC foi São Paulo, o que reflete a grande oferta de empregos que o estado sempre proporcionou ao país, devido as inúmeras empresas que se localizam na cidade, em seguida o estado de Minas Gerais ocupa o segundo lugar demonstrando que a região que já foi palco de muitas oportunidades no país continua ainda buscando profissionais qualificados.
Em terceiro lugar, o Rio Grande do Sul exemplifica a afirmação de que o estado procura cada vez mais se industrializar e continuar a se uma forte economia do país, e o Rio de Janeiro vem em quarto lugar, demonstrando que a região sudeste, é ainda a região que mais oferece oportunidades de emprego, influenciando a decisão dos jovens profissionais em se qualificarem.
Em quarto e quinto lugares, os estados da Bahia e de Pernambuco demonstram que a região nordeste apresenta muito interesse em se desenvolver.
FIGURA 4
[pic 4]
FONTE: Ministério da Educação. ELABORADO POR: Karla Ochôa.
De acordo com a pesquisa do Ministério da Educação, em 2014, mostrada na figura 4, 68% dos participantes do programa eram do sexo feminino, e 32% do sexo masculino. Isso além de refletir a majoritariedade do número de mulheres no país, demonstra a quantidade cada vez maior de mulheres que procuram entrar no mercado de trabalho e que se dispõem a participar de um programa de qualificação.
FIGURA 5
[pic 5]
FONTE: Ministério da Educação. ELABORADO POR: Karla Ochôa.
De acordo com dados do Ministério da Educação, exibidos na quinta figura, 49% dos matriculados no PRONATEC em 2014 têm idade entre 19 e 29 anos, correspondendo ao período de vida mais ativo, esses dados são positivos para o país, já que demonstra que a geração responsável por desenvolver a economia do Brasil está consciente e interessada em se qualificar e produzir uma mão de obra cada vez melhor e mais aptas a corresponder as oportunidades de emprego.
O PRONATEC oferece programas de qualificação para pessoas de 16 anos no mínimo, e não limita a idade máxima dos participantes. Isso pode significar uma oportunidade aos trabalhadores que não se sentem adequados nas suas atuais funções, e podem com o programa ir em busca de outras oportunidades que se adaptam melhor aos seus objetivos.
De acordo com a figura 6, elaborada com dados do Ministério da Educação, 68% dos matriculados em 2014 eram negros. Isso reflete a necessidade que a população negra sentia de ter programas que tenham a promessa de uma melhoria social. O PRONATEC, que oferece cursos profissionalizantes veio como uma oportunidade a essa população que ainda compõe a maior parte dos brasileiros de baixa renda.
FIGURA 6
[pic 6]
FONTE: Ministério da Educação. ELABORADO POR: Karla Ochôa.
O PRONATEC foi criado dentro de um programa do governo Dilma chamado Brasil Sem Miséria. Todos os componentes desse programa têm como objetivo oferecer acesso a serviços básicos, inclusão produtiva, e garantia de renda a população, a fim de solucionar o problema da pobreza extrema no Brasil.
O PRONATEC participa da área de inclusão produtiva que visa aumentar o numero de oportunidades de trabalho para famílias pobres e sem perspectiva de vida. A meta do programa era de alcançar um milhão de matriculas até o fim de 2014. Isso significaria o preenchimento de vagas de emprego que antes ficavam ociosas devido à falta de mão de obra especializada. Além de representar um aumento de rendas para todas as pessoas, incluindo diversas famílias que a partir do programa proporcionariam melhora de vida para os outros membros da casa.
...