PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
Por: Monyevelin Souza • 23/10/2018 • Projeto de pesquisa • 4.422 Palavras (18 Páginas) • 239 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VII – PIM VII
ASIA SHIPPING LOGISTICA INTEGRADA
SÃO PAULO
2018
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VII – PIM VII
ASIA SHIPPING LOGISTICA INTEGRADA
ANDERSON HUMBERTO BOTARO R.A.:1770127
LARISCE FONSECA SOUZA FRANÇA R.A.:1764059
MONYEVELIN DAYANE DE SOUZA BEZERRA R.A.:1759437
TARCÍSIO PEREIRA SACRAMENTO R.A.:1756417
Projeto Integrado Multidisciplinar VII – PIM VII apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente do Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior.
SÃO PAULO
2018
Resumo
O presente Projeto Integrado Multidisciplinar sintetiza conhecimentos adquiridos e oriundos das disciplinas de Logística de Importação e Exportação, Direito da Navegação e Desenvolvimento Sustentável. Tais disciplinas, aplicadas no 5º bimestre do curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior, subsidiam os estudos concernentes às estratégias, produtos e serviços da multinacional brasileira; Ásia Shipping Logística Integrada. Uma empresa que, pelos estudos, mostrou-se antenada com as preocupações ambientais, sociais e comerciais que pautam os desafios do Homem para os novos tempos.
Palavras-chave: Logística de Importação e Exportação; Direito da Navegação; Desenvolvimento Sustentável.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. LOGÍSTICA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO 5
1.2 – A EMPRESA 6
2. O DIREITO NA NAVEGAÇÃO 7
2.1 CONTRATOS MARINHOS 9
Transportador marítimo 11
Embarcador 11
Importador 11
Operador portuário 12
A Lei 12.815/13 12
Credenciamento naval 14
3.DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 15
CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18
INTRODUÇÃO
O comércio exterior é o resultado de um contínuo processo pautado na troca de bens e serviços além das fronteiras e dos territórios internacionais. É uma prática imprescindível para o desenvolvimento das sociedades humanas e acompanha a história do homem desde os primórdios da civilização.
Esse processo se desenvolveu de forma lenta, obedecendo às regras de uma estrutura social, que demorava a se modernizar e dificultava muitas tramitações.
Até que, finalmente, pensadores e evolucionistas implementaram mudanças significativas no comércio internacional, facilitando e viabilizando a expansão comercial com agilidade e eficiência. Com isso, a necessidade de novos métodos logísticos para suprir tal expansão veio à tona junto às medidas de conservação do meio ambiente.
Muitas empresas, envolvidas no comércio exterior, têm se especializado em disponibilizar ferramentas e oferecer equipes personalizadas para instruir importadores e exportadores a optarem pelas melhores decisões e, ao mesmo tempo, oferecer suporte em toda a cadeia logística, desde o melhor ponto de despacho, ao local ideal de desembaraço. Assessoradas por profissionais, as empresas se beneficiam de melhores alíquotas de imposto e regimes especiais como entreposto aduaneiro ou admissões temporárias.
Mercadorias importadas chegam ao consumidor final com um valor muito elevado se comparado com o praticado no exterior, em razão, principalmente, das altas alíquotas dos impostos além da soma de todas as despesas da cadeia logística. É necessário que os importadores, em conjunto com os agentes de cargas, tracem a melhor estratégia de forma a diminuir o custo da operação.
Partindo desse preâmbulo, resta acrescentar que as disciplinas estudadas direcionaram o desenvolvimento do presente projeto e possibilitaram explicitar o conhecimento adquirido, através do objeto de estudo escolhido; a empresa Asia Shipping Logística Integrada que se utiliza de várias ferramentas da área para a sua consolidação no mercado e prospecção de novos clientes.
1. LOGÍSTICA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO
Os princípios da Logística existem desde a Antiguidade, quando os povos começaram a desenvolver os serviços de logística para organizar e articular a movimentação das mercadorias e a armazenagem dos produtos que seriam consumidos na entressafra, gerenciar o uso dos materiais na construção dos abrigos, dos materiais utilizados nas atividades militares e o desenvolvimento das atividades de comércio.
De acordo com as considerações de Gonçalves Pereira (2015), a logística:
...