Conflitos Na Ucrânia
Trabalho Escolar: Conflitos Na Ucrânia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tjh1 • 14/7/2014 • 462 Palavras (2 Páginas) • 317 Visualizações
CONFLITOS NA UCRÂNIA
A Ucrânia vem passando por uma fase de constantes conflitos que ameaçam a segurança mundial, conflitos que desencadearam a partir da ão assinatura do acordo entre a União Européia e a Ucrânia. Já que a população queria este acordo em detrimento com o Rússia.
As manifestações começaram na capital ucraniana, Kiev, estas manifestações tinham como objetivo pressionar o presidente ucraniano Viktor Yanukovitch a realizar este acordo. Yanukovitch é de origem russa e só aprendeu a língua ucraniana em sua vida adulta, Yanukovitich tem aliança com a Rússia, pois ela o ajuda nas questões financeiras.
Pode-se dizer que a Ucrânia é uma região de disputa, pois possui recursos naturais que são matéria-prima para várias coisas, dentre esses recursos destacam-se o gás natural e o carvão mineral, ambos auxiliam na produção energética. A Rússia vê a região da Ucrânia como uma porta para o ocidente e a União Européia vê a Ucrânia como uma maior garantia para seu bloco econômico, já que possui recursos naturais e grande área para sua exploração, levando em conta que a Ucrânia é maior do que o maior país que se integra à União Européia.
O movimento protestante fortaleceu-se na capital Kiev, o governo logo tomou decisões bem rígidas e arbitrárias o que ocasionou ainda mais revolta na população, é importante ressaltar que os motivos do protesto já vinham de longa data, corrupção e desigualdade social eram um dos grandes motivos que contribuíram para revolta ganhar força. Pode-se observar que algumas reinvidicações são as mesmas que temos no Brasil, só que nossa manifestação não causa efeito algum, pois é muito pacífica e se olharmos na história, nada mudou realmente sem a luta.
A região da Crimeia é uma área onde a população quase inteira é russa e querem se aliar a ela, como se percebe, a Ucrânia está muito dívida. Foi assinado um tratado de paz, mas esse não durou nem vinte e quatro horas, pois Yanukovitich deixou o país e um governo interino a favor da União Européia assumiu o poder, a Rússia percebeu isso como um golpe de estado, porque alegou-se que estaria ameaçando a população russa habitante da Crimeia e entao o governo russo foi tomando a área aos poucos.
Mais da metade de cerca de dois milhões de pessoas que vivem na Crimeia se consideram russos e falam a língua russa no seu dia a dia. A Crimeia consiste em uma divisão cultural e política no território ucraniano, o leste do país é pró-Rússia e o lado oeste é pró-União Européia.
Após longos conflitos no território Ucraniano, criou-se uma espécie de plebiscito para votar se a região da Crimeia pertenceria a Rússia ou de continuaria sob domínio ucraniano, a maioria dos votos foi para a Crimeia se reintegrar (já que uma vez pertenceu a Rússia) ao território russo.
...