EAU - Produção de Alimentos
Por: alinelfs • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.750 Palavras (7 Páginas) • 198 Visualizações
ESTADOS UNIDOS – PRODUÇÃO DE ALIMENTOS
SÃO PAULO
2013 [pic 1]
Introdução
Nesse trabalho abordaremos assuntos relacionados aos Estados Unidos focando nos seguintes temas: produção de alimentos, agricultura, protecionismo, etanol e outros.
Ao decorrer dos temas mostraremos a importância dos EUA na agricultura e produção de alimentos mundial e como o país chegou a ter tal importância. Mostraremos também o protecionismo que os Estados Unidos exerce sobre outros países e compararemos o etanol brasileiro com o americano mostrando sua função, custo e demais características.
EUA - Produção de Alimentos
No mundo que vivemos os Estados Unidos é uma das maiores potências mundiais, e na agricultura não é diferente, e isso de êxito na parte agrícola se deve ao sucesso que se obtém na indústria, que ajuda na mecanização de processos agrícolas.
As fazendas norte americanas produzem grandes quantidades de produtos vegetais, que são quase suficientes para atender à demanda nacional sendo o excesso é exportado. Os Estados Unidos são um dos maiores exportadores de produtos agrícolas do mundo. Os Estados Unidos são o segundo maior produtor de laranjas e limões do mundo, perdendo apenas para o Brasil. A maior parte da produção nacional está concentrada na Flórida. A Califórnia é também grande produtora de frutas cítricas. O país também é o maior produtor mundial de milho, soja, amendoim, trigo e algodão. O milho e a soja são cultivados na tão chamada Corn Belt. O amendoim é cultivado no sul do país. O trigo é cultivado no centro-norte do país, em Kansas (maior produtor nacional), Dakota do Norte, Dakota do Sul, Montana e Oklahoma. O algodão é cultivado atualmente no sul do país, mas foi por séculos o produto mais importante da economia dos Estados do sudeste norte americano. O país também é o maior exportador dos produtos mencionados acima. Os Estados Unidos também cultivam cana de açúcar no sul do país. Já o nordeste do país é grande produtor de frutas tais como maçãs, morangos e uvas.
Características marcantes na agricultura dos Estados Unidos
Existem três características marcantes na agricultura dos Estados Unidos:
- A forte presença de empresas que atuam em vários países do mundo, particularmente na América Central (agricultura empresarial norte-americana);
- A existência de áreas agrícolas especializadas, os belts (cinturões agrícolas), onde ocorre a predominância de um determinado produto adaptado às condições de clima e solo de mercado (um produto produzido em determinada região).
- E o elevado grau de mecanização em todas as etapas do processo, desde o cultivo até o beneficiamento do produto. O uso de cada vez mais modernas técnicas de cultivo e de maquinário agrícola cada vez mais avançados contribuiu para que os Estados Unidos alcançassem a posição de maior potência agropecuária do mundo. Porém, isto também causa problemas para a indústria agrícola - bem como também para a indústria pecuária. O uso de tais técnicas e equipamentos é caro embora em longo prazo diminua os preços dos produtos produzidos. Fazendeiros que não possuem fundos suficientes para arcar com as despesas destas técnicas e equipamentos não conseguem vender seus produtos - por serem mais caros do que produtos produzidos através do uso de modernos equipamentos e técnicas - são forçados a vender sua terra e buscar emprego nas cidades.
Belts
A agricultura dos Estados Unidos é a mais moderna do mundo. Apresenta produção e produtividade elevadas, e é grande exportadora de alimentos. No avanço da agricultura para o oeste, o espaço territorial dos Estados Unidos foi sendo organizado em faixas, segundo o tipo de produto cultivado. Essas faixas recebem o nome de belts, ou seja, "cinturões":
- Cotton belt - cinturão do algodão;
- Corn belt - cinturão do milho;
- Dairy belt - cinturão de criação de gado leiteiro e de produtos derivados do leite;
- Milk belt - cinturão do leite (pecuária leiteira);
- Wheat belt - cinturão do trigo;
- Ranching belt - cinturão da pecuária extensiva.
Departamento de Agricultura dos Estados Unidos
O United States Department of Agriculture (USDA) – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos – é representado em 82 países por seus escritórios internacionais, chamados Foreign Agricultural Service (FAS) – Serviço Exterior de Agricultura – que têm por missão desenvolver, manter e expandir o acesso de produtos agrícolas norte-americanos aos mercados mundiais. No Brasil, o USDA mantém três escritórios: sediados na Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, estão o Office of Agricultural Affairs (OAA) – Escritório para Assuntos Agrícolas – e o Animal and Plant Health Inspection Service (APHIS) – Serviço de Inspeção Sanitária e Fitossanitária de Animais e Plantas; já o Agricultural Trade Office (ATO) – Escritório de Promoção de Produtos Agroindustriais dos Estados Unidos – está situado em São Paulo, no Consulado Geral dos Estados Unidos. Os escritórios do FAS oferecem gratuitamente diversos serviços e produtos a exportadores norte-americanos e importadores brasileiros, no intuito de estreitar as relações comerciais entre os dois países.
Problemas agrícolas EUA
A erosão dos solos. Vem sendo combatida com vigor, dentro de uma política de restauração de áreas afetadas ecologicamente. Tais áreas - de monocultura, das regiões áridas e semiáridas, e dos projetos de irrigação onde houve grande salinização - vêm sendo recuperadas.
O endividamento dos pequenos agricultores. Dois terços das propriedades rurais obtêm, apenas a sexta parte da renda global gerada no setor agrícola. Há um milhão de famílias rurais consideradas "pobres" (pelos padrões americanos). Numa agricultura tão "industrializada" (isto é, mecanizada), com enormes dificuldades, para concorrer com os grandes.
A mão-de-obra. Embora, no conjunto, utilize pouca mão-de-obra a agricultura norte-americana, para alguns produtos (frutos, legumes, verduras), e em algumas épocas (na colheita) ressente-se da falta de trabalhadores.
Tipos de Alimentos
Principais produtos agropecuários produzidos: milho, algodão, frutas, trigo, vegetais, leite, carne de porco, peixe.
Dentre os tipos de alimentos produzidos nos estados unidos que merecem destaque, estão:
Pecuária
Os Estados Unidos possui o segundo maior rebanho de gado bovino comercial do mundo, atrás somente do Brasil (a Índia possui a maior população bovina do mundo, embora por motivos religiosos este gado não é utilizado para fins comerciais). Os Estados Unidos possuem aproximadamente 103 milhões de cabeças de gado bovino. Além disso, o país possui também grandes rebanhos suínos (aproximadamente 55 milhões de cabeças) e ovinos (38 milhões de cabeças). Galinhas e outros aviários são criados nos Estados do centro-sul e do sul do país. A indústria pecuária do país produz no geral mais alimentos do que o necessário para atender à demanda nacional - sendo o excesso exportado.
...