Estado E Poder Local
Trabalho Universitário: Estado E Poder Local. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dricamagarao • 1/11/2014 • 3.493 Palavras (14 Páginas) • 483 Visualizações
I - Introdução
A matéria Estado e Poder Local tem como função ser a base que irá nos auxiliar na compreensão do curso de Tecnologia e Gestão Pública.
Nos permitindo entender que federalismo é a denominação feita à relação entre as diversas unidades da Federação, tanto entre si, quanto com o Governo Federal. Que é um sistema político em que municípios, estados e distrito federal, sendo independentes um do outro, formam um todo que valida um governo central e federal, que governa sobre todos os membros acima citados.
Que estado é o conjunto das instituições (governo, forças armadas, funcionalismo público etc.) que controlam e administram uma nação"; "país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado.
E Poder Local a composição de forças, ações e expressões organizativas no nível da comunidade, do município ou da micro-região, que contribuem para satisfazer as necessidades, interesses e aspirações da população local para a melhoria de suas condições de vida: econômicas, sociais, culturais, políticas etc.
Os tópicos apresentados nas aulas pelo Professor formam um bloco homogêneo para o entendimento inicial da Tecnologia e Gestão pública, e foram ministrados de forma clara e concisa.
II - Justificativa
O desenvolvimento deste trabalho teve o propósito de complementar e avaliar o meu desenvolvimento na disciplina Estado e Poder Local.
Tendo como objetivo o desenvolvimento da capacidade intelectual para a compreensão da Tecnologia e Gestão Pública. Analisando-os de maneira crítica, buscando soluções de forma a construir seu saber.
Sendo este um curso presencial, a confecção deste trabalho, além da avaliação, é uma das formas mais eficazes no auxílio do professor para avaliar o meu desenvolvimento e aprendizado da matéria.
Visa também, através de algumas atividades, possibilitar ao aluno o desenvolvimento da sua capacidade cognitiva de escrever o que entendeu em forma de relatório.
III – Objetivos
a). Gerais.
Utilizar estratégias, recursos metodológicos e alternativos que nos possibilitem demonstrar o desenvolvimento de aprendizado.
Integrar em um material único e de forma organizada o aprendizado.
Demonstrar a integração do aluno com o professor local e interativo no entendimento das atividades executadas.
Desenvolver com os colegas de turma através de grupos de estudo as atividades apresentadas com a finalidade de aprimorar o conhecimento.
IV - Desenvolvimento
Etapa nº 1
Dos EUA:
1942 - Descobrimento da America
No dia 12 de outubro ancora em uma ilha denominada pelos índios de Ilha de Guanahaní, porém batizada por Colombo com o nome de San Salvador (Bahamas), pensando ter alcançado as Índias. O primeiro desembarque deu-se na Baía Long, no litoral ocidental, local em que foram afixados o estandarte Real, pelo então denominado Almirante Colombo, e as demais bandeiras da Cruz Verde, fixadas pelos outros capitães. O escrivão da Armada, Rodrigo de Escobedo, foi incumbido de redigir e escrever o documento de posse da nova terra.
Um dos fatos históricos de maior importância no século XV foi o Descobrimento da América. Comandando três caravelas (Santa Maria, Pita e Nina), o navegador genovês Cristóvão Colombo chegou à América em 12/10/1492. Após este fato, a Espanha deu início à exploração do continente americano. Utilizando de muita violência, os espanhóis tomaram as terras e o ouro dos indígenas americanos (incas, maias e astecas). Deu-se início a colonização da América, onde a Espanha tornou-se uma das maiores potências econômicas do período
1756 a 1763 - Guerra dos Sete Anos
Conflitos internacionais que ocorreram entre 1756 e 1763, durante o reinado de Luís XV, entre a França, a Áustria e seus aliados (Saxônia, Rússia, Suécia e Espanha), de um lado, e a Inglaterra, Portugal, a Prússia e Hannover, de outro.
Se espalha do território norte americano ao continente europeu.
Sua origem está na competição econômica e colonial franco-inglesa nos Estados Unidos, Índia, Terranova e Nova Escócia por colonos britânicos da costa nordeste.
1775 a 1783 - Guerra da Independência
Também conhecida como Guerra Revolucionária Americana, começou após a assinatura do Tratado de Paris que, em 1763, pôs fim à Guerra dos Sete Anos. Ao final do conflito, o território do Canadá foi incorporado pela Inglaterra.
1787 - Promulgação da Constituição dos Estados Unidos
Em 17 de setembro de 1787 é promulgada a Constituição dos Estados Unidos é a lei fundamental do país. A constituição estabelece a forma federal do Estado, os órgãos de poder, as suas competências e forma de funcionamento.
Foi discutida e aprovada pela Convenção Constitucional de Filadélfia - na Pensilvânia, entre 25 de maio e 17 de setembro de 1787.
Da Revolução Francesa:
1789 - Tomada da Bastilha
Tomada da Bastilha: 14 de Julho de 1789, está entre os fatos mais importantes do início da Revolução Francesa. A data tornou-se feriado nacional na França.
1791 - Tentativa de fuga do Rei
Em 20 de junho de 1791, Luis XVI, tem sua tentativa de fugir do país frustrada em Varennes A família real foi, então, feita prisioneira da Comuna insurrecional.
1792 - Proclamação da República
Em setembro de 1792, pelo voto universal, foram eleitos 749 deputados para uma nova assembléia constituinte, com funções legislativas e executivas: a CONVENÇÃO NACIONAL.
...