Manutenção Autonoma
Tese: Manutenção Autonoma. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: longoengenheiro • 16/4/2014 • Tese • 1.390 Palavras (6 Páginas) • 258 Visualizações
Tema
É uma importante ferramenta nas áreas de Metrologogia.
Justificativa
Minha motivação inicial para escolha deste tema foi a minha vivencia na ferramenta diariamente. Tirando como exemplo o setor que trabalho, que esta em fase de implantação do programa, pode-se observar que tanto o pessoal da manutenção quanto o da produção passaram a trabalhar, em uma mesma linha de pensamento buscando sempre qualidade na produção, sem quebras nos equipamentos, sem paradas nos processos, e com maior comunicação entre os departamentos.
Delimitação do Problema
O que é manutenção autônoma? Qual sua finalidade no campo industrial? Quais problemas podem ocorrer com a ferramenta manutenção autônoma?
Formulação de Hipótese(s). se houver
A manutenção autônoma é a utilização de um conjunto de técnicas, métodos e recursos nas áreas de planejamento, execução e melhoria continua que visam evitar, identificar e remover as anomalias dos equipamentos e processos.
No campo Industrial uma ferramenta de qualidade, para o ganho de aumento de produtividade, e na manutenção em geral, onde a uma interação entre a Equipe da manutenção e Operacional
Porem a um problema na ferramenta pois ela depende muito do comprometimento de todos empenhado na ferramenta, e isso requer uma mudança de comportamento e postura no ambiente de trabalho, e quando se fala de mudança de comportamento envolve uma serie de problemas éticas e pessoais, por isso que até hoje a pesquisa sobre a ferramenta devido a ela ser uma ferramenta que mexe inteiramente com a mudança de comportamento.
Referencial Teórico
Tirando por exemplo a empresa que trabalho (GERDAL) que esta em fase de implantação da ferramenta posso dizer que a Manutenção Autônoma, os operadores passam então, a ter a responsabilidade pela conservação dos equipamentos e sempre que percebem algo que esta fora dos padrões de operação normal, informam as áreas de manutenção, ou ainda executam algumas pequenas intervenções, visando proteger e manter o bom rendimento dos equipamentos e sua vida útil.
Com a mudança de comportamento dos operadores, a partir da implantação da Ferramenta Manutenção Autônoma, estes adicionam as suas respectivas responsabilidades produtivas e de manutenção e o uso correto do equipamento e sua conservação, além de participarem das soluções de problemas originários dos desgastes nas maquinas e equipamentos.
A mudança de comportamento e atitude dos operadores tem reflexos diretos no desempenho, que podem ser medidos por meios de indicadores de produtividade, qualidade e índice de parada de maquinas.
Com isso a manutenção autônoma leva uma sigla muito importante chamada “Desta maquina cuido eu”, onde possibilita e diz que o Colaborador está treinado e habilitado para executar sua tarefa.
Objetivos
Objetivo geral
Analisar e descrever a sistemática da implantação da ferramenta da Manutenção autônoma de uma forma clara objetiva e simplificada.
Objetivos específicos
Aprender os benefícios da aplicação da ferramenta Manutenção autônoma, compreendendo seu uso e eficácia na área produtiva e de manutenção, fazendo controle do programa nos indicadores de paradas de maquinas, quebras e anomalias que possam ocorrer e uma melhor comunicação entre as equipes.
Percurso Metodológico
A pesquisa é experimental tratando de ser uma ferramenta nova no mercado e ainda em fase de pesquisa no campo empresarial, será feito um estudo de caso na EMPRESA GERDAL baseando-se em uma pesquisa do Engenheiro ------------------- na Toyota, será feito uma pesquisa quantitativa onde seram realizado perguntas aos colaboradores sobre a ferramenta e coletado dados para ver sua aceitação e sua funcionalidade.
Cronograma das atividades
Quando devemos implantar a Manutenção Autônoma?
Quando os tempos de interrupções, paradas e quebras e reclamações de clientes estão em uns números elevados.
Tendo com base os indicadores de produtividade, conseguimos chegar a dados específicos e implantar essa ferramenta no setor o mais rápido possível.
Quais são as etapas da implantação?
Para fazer a implantação da manutenção Autônoma o primeiro passo é indicar os processos básicos e fazer um estudo criterioso das interrupções e quebras mais recentes, para isso iniciamos com os pilares da Manutenção também conhecido Pilares da manutenção Produtiva.
O que significa cada pilar TPM e sua utilização?
Manutenção Autônoma: é o inicio do programa, é o primeiro passo onde começa a objetivar os operadores da produção a distinguir a diferença entre a normalidade com as anormalidades no equipamento, tomar iniciativas rápidas e corretas contra as anomalias, e manter o controle ideal das condições da operação dos equipamentos.
Manutenção Planejada: é a utilização de um conjunto de varias ferramentas como manutenção preventiva, programada, preditiva são ferramentas muito importantes para o desenvolvimento da Manutenção autônoma.
Melhorias Específicas: nesta etapa se faz o mapa de rotas também conhecido como check list do equipamento utilizado para o operador identificar as anomalias e melhorias que devem ser feito e corrigidos no equipamento.
Educação e Treinamento: Neste passo entra a parte de treinamento do que já foi implantado e desenvolvido na ferramenta, como procedimentos de reparos, identificação de anomalias(operação), identificação de anomalias (manutenção), e conhecimentos específicos, também a parte de limpeza e organização e etiquetagem dos equipamentos.
O CONHECIMENTO É BASE DA EFICIÊNCIA DA MANUTENÇÃO!!
Manutenção da qualidade: é a apropriação dos quatro pilares anteriores preliminares que avaliam
...