Menoridade Penal
Exames: Menoridade Penal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wellrianb • 3/4/2014 • 666 Palavras (3 Páginas) • 306 Visualizações
Cada vez mais, é possível ver os menores de idade entrando em um mundo da criminalidade, das drogas e os mais diversos vícios. Se pararmos para perguntarmos, o que levam os adolescentes a chegar a esse extremo ponto de cometerem infrações?
Falta de educação?
Problemas familiares?
Incentivo da mídia?
Ou as leis insuficientes?
Podemos dizer que existe uma gama enorme de pensamentos diferentes, que levam os adolescentes aos mais diversos tipos de problemas enfrentados pela sociedade.
A educação por parte dos pais, e fundamental para a vida de um indivíduo, são com eles que devemos aprender que cada ato cometido terão suas consequências. Além de aprender o que é certo, e o que é errado, que as drogas fazem mal a saúde, e que não se pode entrar no mundo da criminalidade. Existe também a educação escolar, onde os educadores têm como objetivo proporcionar conhecimentos, cabendo também a eles incentivar a não cometerem infrações.
A estrutura familiar também tem uma forte influência na vida das pessoas. É muito comum ouvir diversas pessoas dizerem que entrou no crime quando adolescente para fugir dos problemas enfrentados pela família. São pais que não deram o menor exemplo aos filhos, nos momentos em que mais precisavam. A adolescência é um momento de conturbações, onde começam a desenvolver seus pensamentos, onde tudo parece não ter limites, tudo é divertido, e o importante é viver como se não existisse amanhã, não tendo medo de nada. Enfim, são nesses momentos que querem experimentar coisas novas, querem viver a vida extrapolando dos limites, não existindo a orientações necessárias começam a se perder.
Não são apenas esses motivos, mas já parou para pensar o quanto a mídia tem influencia nas pessoas? São novelas, filmes, episódios, comerciais e as mais diferentes programações que a mídia usa para atrair as pessoas ao consumismo de bebida alcoólicas, de cigarros, sendo então os dois maiores problemas enfrentado pela sociedade. Nas questões de violências, são filmes de massacres, de prostituição, de abusos em drogas, que podem ser assistidos por crianças e adolescentes que captam essas senas e querem levar ao seu mundo real.
Mas em nosso país, analisando a realidade social e os problemas enfrentados. Estaríamos corretos de dizer que alguns menores, poderiam entrar ao mundo das infrações, pelos motivos citado acima, Porém seria mais importante, se analisarmos a nossa constituição de defesa dos menores.
Temos uma series de problemas que estão levando esses jovens a essas perdições, mas o mais importante é destacar também as leis.
As leis Brasileiras não punem de maneira justa qualquer infrator, esse é um dos grandes problemas. São milhares de adolescentes que entram ao crime, por saberem que serão punidos. Com esses tipos de leis estaremos alimentando cada vez mais o desejo desses menores de infringirem as leis, de poderem levar tudo o que lhe parecem diversão ao mundo real, seja matar, roubar, usar drogas, enfim.
Para verificar as nossas leis, vamos analisar alguns exemplos:
Um adolescente de 14 anos, matar os seus pais, será que ele não tem a menor ideia do que está
...