O livro de salmo
Por: canatopaulo • 17/10/2015 • Resenha • 300 Palavras (2 Páginas) • 175 Visualizações
TEMA DA AULA
Tecidos vegetais (revestimento e sustentação).
OBJETIVOS DA AULA PRÁTICA
Observar e identificar os tipos de tecidos vegetais como, por exemplo, sustentação, revestimento e estômatos.
MATERIAL UTILIZADO
Microscópio óptico, lâminas com tecidos vegetais, lamínula e as objetivas.
PROCEDIMENTO
No laboratório, cada aluno se acomodou em um microscópio, com as lâminas contendo as amostras tecidos vegetais, cada microscópio com uma lâmina. E assim, ao indicar e localizar, fomos trocando de lugar e microscópio para observarem os outros tipos de tecido vegetal. Foram utilizados 12 microscópios.
RESULTADO
Na aula prática realizada no laboratório observamos e identificamos no microscópio 21, colênquima de caule; no 03 e 14, colênquima; no 17 e 04, estômatos; no 15, 02 e 16, estômatos, ponta da raiz e epiderme de tulipa; no 13, epiderme espessa de agava; e no 07, estômatos crípticos e origem do meristema apical, meristema fundamental e córtex (parênquima, colênquima e esclerênquima) de nerium.
TEMA DA AULA
Meristema apical.
OBJETIVOS DA AULA
Observar e identificar o meristema apical, em cebola, e na segunda aula, observar os tipos de meristemas apicais em várias lâminas com cebola.
MATERIAL UTILIZADO
Lâmina com raiz de cebola, lamínula, microscópio óptico com objetivas de 10x e 40x.
PROCEDIMENTOS
No laboratório multidisciplinar, quase tudo estava pronto com as lâminas com material meristemático apical, para podermos utilizá-las no microscópio para identificarmos e observarmos o meristema apical em resolução 10x e 40x, com a ajuda da auxiliar de laboratório “Gi”.
RESULTADOS
Na aula prática tivemos a observação do meristema primeiro, o qual se caracteriza pelo crescimento nas extremidades da planta. Na objetiva, de aumento 40x, observamos de melhor forma a coifa. Localizada na extremidade da raiz que tem como característica facilitar a perfuração no solo, funcionando como um lubrificante.
...