Tratado Sobre o Batismo Perspectiva Batista Reformada
Por: João Lucas Gonçalves • 24/8/2022 • Tese • 384 Palavras (2 Páginas) • 122 Visualizações
Sou batista e a minha opinião é bastante impopular no meu círculo, mas creio que seja a mais bíblica possível. A palavra da instituição, a qual, juntamente com o preceito que autoriza o uso do batismo instituído por Cristo (em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo), contém uma promessa de benefício aos que dignamente e com fé o recebem. ("Quem crer e for batizado será SALVO." Mc 16.16; "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para PERDÃO dos seus pecados." At 2:38).
Seu único ofício é atestar e confirmar a nós o beneplácito de Deus para conosco com o fim de sustentar a debilidade de nossa fé. Ou em outras palavras, é um testemunho da graça de Deus, declarado a nós por um sinal externo. Logo, tal benefício não é conferido por qualquer poder intrínseco no mesmo e nada lhe é acrescido ou nada dele é tirado pela dignidade daquele por cuja mão é ministrado. Mas depende tão somente da fé do crente na promessa de Deus. Pois o batismo é um "apelo por uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo." 1Pe 3:21.
Portanto, se o fiel crê que o seu batismo (seja ele em qual for a denominação ou tempo em que foi executado) foi um sinal externo de que ele foi sepultado com Cristo em sua morte este batismo é válido.
O batismo se seguido de fé e novidade de vida é um testemunho da graça de Deus, de que você morreu com Cristo e ressuscitará com Ele no último dia. Se não é seguido de fé e novidade de vida é só um banho, nada significa e não tem poder em si próprio pra benefício algum.
Facilitando: Quando você estiver com dúvida se é salvo ou não, se será ou não glorificado com Cristo em sua volta, se seus pecados estão perdoados ou não...
LEMBRE-SE DO SEU BATISMO!!
Lembre-se do porquê você se batizou, lembre-se do que ele significa, lembre-se da promessa feita a quem o recebe com fé.
Me desculpem meus irmãos, mas eu não posso aceitar que o batismo seja reduzido a uma "pública profissão de fé" (essa terminologia sequer aparece na Bíblia). Ele é isso também, mas é mais do que isso, possui um significado muito mais profundo.
...