Vozes do passado
Por: neiva100 • 30/11/2015 • Projeto de pesquisa • 618 Palavras (3 Páginas) • 214 Visualizações
INSTITUTO BÍBLICO QUADRANGULAR
RESUMO CAPITULO 3 VOZES DO PASSADO: TENTATIVAS HISTORICAS PARA FORMAR UM PENSAMENTO CRISTÃO – GREGORY J. MILLER
Aluno: Neiva Pereira Silva, Andrea Marchand, Ana Paula Veronezi, Vicye
Para entendermos o contexto em que estamos inserido é fundamental entendermos os acontecimentos passado, entendendo que muitos fatos ou a maioria dos fatos históricos culminaram para o período da historia em que estamos vivendo hoje. Assim como Deus relata os acontecimentos do Antigo Testamento para a consolidação do Novo Testamento, assim é com cada período da Igreja.
É de suma importância entendermos os períodos da igreja basicamente é divido em três principais períodos: 1) Igreja Primitiva: do pentecostes até o ano 500 D.C. 2) Igreja Moderna de 500 a 1.500 D.C. 3) Igreja Moderna de 1.500 até os dias atuais.
No inicio da igreja primitiva temos o maior crescimento da igreja, sendo que a primeira metade [e conhecida como a era da perseguição(30-500). A mais severa dessas perseguições foi iniciada pelo imperador Diocleciano(305-311), com o objetivo de aniquilar o cristianismo. Na metade deste período conhecido como a Era Imperial, aconteceu a vitoria dramática da Igreja. Em batalha Constantino mesmo em numero menor vence o grande exercito de Diocleciano. Depois de 400 D.C os cristãos passaram a assumir um papel fundamental na sociedade, isso após a conversão de Constantino.
Com a influência cada vez maior do cristianismo aos poucos o Império Romano foi desmoronando, período este que durou de aproximadamente 400 até a década de 600 D.C. e dentro deste período tribos germânicas invasoras traziam consigo uma nova ordem política e social e então introduzindo um novo período na historia da igreja.
A igreja também forma uma cosmovisao, conhecida como o período Patrística, destacando teólogos eclesiásticos. Devido a muitas questões e novos desafios que a igreja primitiva muitos foram suas contribuições em relação a cosmovisao dentre elas destacamos: 1) autodefinição, quem era os cristãos em referencia ao judaísmo. 2) relações entre o cristianismo com a cultura não cristã. 3) a visão cristã de Deus e de Jesus Cristo nos primeiros concílios ecumênicos . 4) relação do cristianismo com o governo.
Devido as divergências visto que a maioria dos que eram acrescido ao cristianismo vinham de origem judaica, discutiam qual seguimento usariam para que fizessem parte do cristianismo e no concilio de Jerusalém em cerca de 48-49 D.C. ficou estabelecido que os gentios seriam aceitos com base em sua Fé em Cristo.
O cristianismo sofreu duras criticas, Márcion buscou separar completamente o cristianismo do judaísmo, rejeitando totalmente as escrituras hebraica, dizendo que Deus era um ser mal e menor, os Pais da Igreja rapidamente rebateram tais afirmações citando que Márcion, interpretava erroneamente as escritura. Ao final da 2ª rebelião chamada a Revolta de Bar Kochba(132-135 d.C. o cristianismo tinha ficado completamente distinguido do judaísmo.
A Igreja Primitiva usou em seus ensinamentos muito da cultura de sua época. Justino o mártir mesmo após sua conversão ainda usava seus trajes Greco-romano e usou muitos conceitos de Sócrates e Platão para esclarecer algumas verdades
...