A Educação Saúde
Por: franciscop2018 • 17/10/2018 • Projeto de pesquisa • 1.327 Palavras (6 Páginas) • 252 Visualizações
PROJETO ALFALETRAR
- Escola: Roberto Turbay
- Carga horária: 4 horas por dia.
- Quem se torna responsável em aplicar o Projeto: Rosana Fernandes da Silva.
- Temática: Brincando com as formas.
- Público alvo: 1° ano A e 1° ano B
Introdução
O projeto Alfaletrar tem a intenção de ampliar esforços na tarefa de alfabetizar, partindo da consideração de que as crianças dos anos iniciais devem chegar as etapas seguintes sabendo ler e escrever foi desenvolvido um projeto de ensino em educação tendo como tema alfabetização e letramento para os anos inicias.
O presente trabalho resulta a partir de pesquisas sobre os conceitos e praticas de alfabetização e letramento, tendo como objetivo definir os significados de cada processo de maneira conjunta, ou trabalhada individualmente, trabalhando os dois processos de maneira que estejam ligados e não separados, objetivando-se, com os planos de aula para regência, elaborados para cada etapa da alfabetização e letramento.
Referencial teórico
Falar em alfabetização e letramento dentro da educação e fora dela é um assunto que não se acabara facilmente, contudo após compreender a dimensão ampliada que a alfabetização e o letramento têm na formação do aluno, para que ocorra um processo de aquisição de escrita e leitura que torne o sujeito letrado.
Segundo Jean Piaget, desde o nascimento a criança resolve os seus problemas através da percepção e dos movimentos, percebe o ambiente e age sobre o mesmo, na sua teoria o desenvolvimento infantil que é uma interação entre sujeito, o meio e o objeto do conhecimento é resultado das experiências estimuladas através da percepção que é a fase inicial do desenvolvimento, ou a fase sensório-motora que a partir desse primeiro contato, os outros estágios da construção do conhecimento são estruturados sempre com o auxílio do meio externo, como a família a escola e o meio social.
A melhor maneira de incentivar a aquisição desse autoconhecimento é estimular desde cedo o manuseio do alfabeto móvel, o que pode ser realizado dentro da educação infantil por meio de atividades lúdicas, buscando sempre a formação do ser humano e, tratando os recursos didáticos e o trabalho pedagógico como ferramentas fundamentais no auxílio para alcançar o desenvolvimento com êxito na educação assim, auxiliar no processo de aquisição de conhecimento, da identificação das letras, da escrita respeitando a evolução natural da criança.
Objetivo geral
Oportunizar aos alunos acesso ao mundo letrado, construindo o processo de alfabetização e letramento, com uma ação pedagógica voltada para situações concretas significativas à realidade dos alunos, de forma prazerosa e lúdica. Assegurar aos alunos do 1° ano A e 1° ano B o sucesso escolar, através da construção conceitual, sistematização e aplicabilidade dos conhecimentos trabalhados.
Objetivos específicos
- Estudar a formação e a utilização do alfabeto na escrita das palavras-compreendendo que a escrita é fonética, através do estudo da ortografia e da gramática.
- Construir palavras, frases, a partir das sugestões do professor e dos alunos.
- Compreender a leitura como um processo que envolve a linguagem oral e a escrita
- Propiciar alternativas pedagógicas de intervenção individualizada aos alunos para a construção inicial da base alfabética;
CONTEUDOS:
Português, matemática, ciências e geografia.
RECURSOS:
Livros literários e informativos, fantoches, malas de histórias, álbuns de figurinhas, cartazes, desenhos, filmes, gráficos, revistas de histórias em quadrinhos, ilustrações, jornais, quadro de pincel, revistas, televisão, vários gêneros textuais, varal didático, etc.
METODOLOGIA:
O processo da alfabetização engloba o desenvolvimento de um conjunto de competências que farão fluir o ler e escrever, obedecendo a uma sequência pré-estabelecida por um currículo de alfabetização, que direcionará o aprender a aprender.
Será utilizada a abordagem sócia interacionista, permitindo que a criança tenha oportunidade de construir sua aprendizagem com as intervenções pertinentes. Portanto, será aplicada uma metodologia que favoreça o desenvolvimento da criança nas diversas fases da alfabetização, respeitando suas características individuais e necessidades pessoais. Também serão valorizadas as diversas contribuições que os diferentes métodos de alfabetização oferecem. Será trabalhado o reforço com aqueles alunos que tem dificuldades com as letras do alfabeto.
AVALIAÇÃO
Serão avaliados de forma continua e progressiva, diagnosticando e respeitando o grau de aprendizagem e assimilação de cada aluno como a participação o interesse a motivação e o desenvolvimento nas atividades.
4.2 Dados gerais do projeto
A duração do projeto de intervenção na instituição de ensino Roberto Turbay será feito durante todo o ano letivo. A temática abordada pelo projeto foi o conhecimento das formas geométricas, utilizando meios lúdicos para disseminar o conteúdo pragmático aos discentes, a fim de desenvolver as habilidades cognitivas e motoras dos mesmos para a realização do projeto e melhor fixação do conteúdo. Objetivou-se, de forma geral, o conhecimento das formas geométricas e como elas estão presentes no nosso cotidiano.
...