A Teologia Contemporanea
Por: elzimarsal • 11/5/2016 • Trabalho acadêmico • 618 Palavras (3 Páginas) • 1.287 Visualizações
ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA JUANRIBE PAGLIARIN
PROFESSORA: CRISTIANE
ALUNA: MARIA LUCIA PEREIRA DA SILVA
DATA: 24/08/2013
AULA 03 - TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA
QUESTIONARIO
1-Discorra sobre a Teologia Liberal (mínimo 15 linhas) (valor 0,5 ponto).
R= Teologia Liberal é um movimento que gerou ensinamentos que dividiram quase todas as denominações históricas, na primeira metade deste século. O secularismo e o liberalismo teológico corrosivo tornara-se uma ameaça para a igreja brasileira. Mas tudo isso aconteceu, porque a igreja menosprezou a doutrina, permitindo que o modernismo abrisse a porta para o liberalismo teológico, o relativismo moral e a incredulidade descarada.
Inicialmente o objetivo dos modernistas era deixar a igreja mais “moderna’, mais unificada, mais relevante e mais aceitável em uma era caracterizada pela modernidade. Só que esse objetivo foi mal interpretado e a maioria dos evangélicos tende a compreender a palavra “modernismo”, como uma negação completa da fé.
A Teologia Liberal tem como tarefa continua a interpretação da Bíblia à luz de uma cosmovisão contemporânea e da melhor pesquisa histórica, e, ao mesmo tempo interpretar a sociedade à luz da narrativa evangélica.
A Teologia Liberal gerou batalhas terríveis, dentro das grandes denominações, fazendo surgir novas denominações, fazendo surgir novas denominações em decorrências dos choques de doutrinas e crenças.
O Liberalismo, em sua apostasia, nega a validade de quase todos os fundamentos da fé,, inclusive a divindade de Cristo e a necessidade de sua morte expiatória. Por isso do jeito que as coisas andam precisamos nos libertar da Teologia Liberal.
2-Discorrasobre Ecumenismo (mínimo 10 linhas) (valor 0,5 ponto).
R= O Ecumenismo não é nenhuma novidade e vem sendo introduzido lentamente, com suas estratégias adaptadas, tentando se adequar às novas situações encontrada através dos anos. Dessa forma ele pode surgir sorrateiramente sem ser reconhecido.
O Ecumenismo é um grande mal e sua origem e promoção reside em satanás, o “Pai da mentira”, pois o ecumenismo é uma grande mentira.
O Ecumenismo é perigoso porque não é bíblico e nem cristão e é uma afronta contra Deus, sua Palavra, seu Filho, sua igreja e ao Espirito Santo também.
Pois desprezam as doutrinas bíblicas dos evangelhos. De todas as armas já utilizadas por Satanás no preparo da intromissão do anticristo, o ecumenismo é uma das mais eficientes, pelas consequências desastrosas que traz à igreja evangélica. Mas a Biblia diz que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja (a noiva do Cordeiro). “Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade” (IITm 2:19).
3-A expressão “Terceiro Mundo”, foi usada pela primeira vez pelo demógrafo frances Alfred Sauvy em 1952. Ela se refere aos países subdesenvolvidos, ainda que esta expressão possa parecer pejorativa e descomprometida. Dê sua posição quanto a polemica gerada sobre maldição da raça por meio de Cam, descendente de Jacó? (valor 1,0 ponto).
R= Amaldiçoar, no contexto bíblico, descreve a consequência da quebra de um principio estabelecido por um ato desrespeitoso.
O equivoco da maldição de Cam é o entendimento errado de que a maldição proferida por Noé, contra Canaã ,seu neto e filho de Cam, atinge os seres humanos de cor negra que habitavam originalmente, o continente africano.
...